Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Perfil

Vanessa Gonçalves Ferreira

Designer.

  • CIDADE Curitiba
  • ESTADO PR
  • INSTITUIÇÃO Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Ideias

Viva Sua Beleza Viva

Programa de Incentivo a Auto Estima

Recentemente, a Boticário fez uma campanha onde bastava fazer um elogio a uma amiga, com isso você ganhava um produto e podia retirar na loja escolhida.
Eu participei, e achei tão bacana, tão simples e ao mesmo tão bonito. Mandei um elogio a minha irmã.
Se elogiássemos mais uns aos outros no nosso dia a dia, as nossas relações seriam muito melhores. Por um motivo simples: daríamos mais importância às nossas qualidades do que aos nossos defeitos.

Na fase de inspiração, citei a Dove que fez a belíssima campanha Retratos da Real Beleza, onde num vídeo relata a criação do retrato falado de sete mulheres que deveriam descrever a si próprias a um desenhista. Elas também foram convidadas a descrever algumas das outras participantes. Ao final, o artista mostrava a cada mulher o retrato que ela própria descreveu e também outro retrato, construído a partir das opiniões de outra pessoa. As diferenças entre os retratos mostram o quanto as pessoas, principalmente as mulheres, têm uma imagem muito pior de si próprias. A intenção dessa campanha incrível era fazer com as mulheres reconsiderassem o padrão da sua própria beleza, lembrando que são mais bonitas do que pensam.

Numa outra campanha, a Dove, através do twitter, mapeou tweets negativos relacionado a beleza e corpo, mandando uma resposta não-automática com conselhos sobre positividade, feitas por especialistas em social media e auto-estima.

Me baseando nisso, e na ideia do aplicativo que já foi dada por mim e pela Larissa:
http://cocriando.natura.net/cs/cocriando/jornada_viva_sua_beleza_viva?etapaID=1397409020456&ideiaID=1397393961390
http://cocriando.natura.net/cs/cocriando/jornada_viva_sua_beleza_viva?etapaID=1397409020456&ideiaID=1397394041530

Pensei que no aplicativo ou portal / rede social podiam ter tarefas e espaços que ajudassem a cuidar da auto estima, da própria e das outras pessoas.
- Um espaço pra 'apoio', onde as pessoas poderiam descrever problemas, situações e receber dicas de como lidar. Ex.: uma pessoa que tem a pele oleosa, ou queda de cabelo, ou sofre algum tipo de bullying. Nesse espaço podia ter um botão de 'eu também', pra pessoas se identificarem com problema pudessem acompanhar. E também pra própria pessoa que relatou seria bom ver que outras pessoas também se sentem como ela.
- Um espaço tipo mural de sonhos. Uma lista de tudo que a pessoa quer realizar, dá pra sugerir ou permitir que a pessoa coloque. (Viagem ao exterior, Passeio de barco, Voar de paraquedas...)
- Um lista de tarefas diárias do tipo: Passe filtro solar. Aprenda um novo penteado. Elogie alguém hoje. Passe batom. Faça 20min de atividade física. Pare 5 min e dance. Tire uma foto. Medite por 2 min... Coisas assim.

E tudo dar pontos, e como incentivo que os pontos pudessem ser trocados por produtos.

*mais um complemento para ideia que já foi dada.

Viva Sua Beleza Viva

Programa de Incentivo a Saúde e Beleza

A minha ideia é a Natura criar um programa de incentivos ou se aliar a algum existente. Algo que estimulasse cuidados com a pele, prática de exercícios... cumprir uma rotina de beleza, propor desafios e metas. Tudo isso daria pontos, e esses pontos poderiam ser trocados por produtos da Natura, ou por descontos. Nada de medalhas ou coisas virtuais.
Os programas de fidelidade também trazem vantagens pra empresa que oferece e são uma importante ferramenta de marketing.

Não sei bem como formatar essa ideia, por isso trouxe um exemplo:
O Mova Mais é um aplicativo brasileiro com a proposta de incentivar os usuários a praticarem mais atividades físicas. Quando mais caminhadas, pedaladas e corridas, mais pontos serão acumulados, e os usuários poderão trocá-los por prêmios como passagens aéreas, diárias em hotel, ingressos de cinema, equipamentos esportivos, churrasqueiras, entre outros. O programa funciona através dos dados recolhidos de outros apps de atividades físicas, que por sua vez fazem a leitura através dos sensores dos dispositivos, como o GPS. Para acumular pontos, o usuário precisa fazer 30 minutos de atividades físicas por dia. Caso ele mantenha uma sequência de vários dias, ganhará pontos extra.

ideia lançada, mas meio perdida ainda... vamos cocriar.

Viva Sua Beleza Viva

Praticidade

Quem não ama praticidade e economia?
Todo mundo tá sem tempo, vive na correria. O lema é descomplicar.
O minimalismo está em alta.

Minha ideia é a Natura investir mais em produtos 2 em 1.
Sei que já tem alguns produtos, como a Máscara 2 em 1 para Cílios, da linha Una. Mas o preço assusta um pouco, pois é 1 produto 2 em 1 com o preço de 2. Seria bom ter um preço mais atrativo, e que não passasse essa ideia de dobro de valor e sim de dobro de praticidade.
Ter dois produtos em um só é muito vantajoso, além de economizar tempo, economizamos dinheiro, espaço na necessaire e nas gavetas de maquiagem. E ainda por cima, contamos com um produto versátil.

Eu vejo por mim, trabalho noutra cidade, vivo correndo, passando maquiagem no ônibus.. Nos intervalos. Carrego tudo na mochila. Não dá pra perder tempo, mas também não abro mão de usar maquiagem.
Mas confesso que não tenho paciência para muitos cremes, e sempre esqueço protetor solar. Adoro maquiagem que já vem com protetor.

*imagem do blog Daniele Noce

Viva Sua Beleza Viva

Agora é que são elas - Avon

A Avon pra mim é uma bela senhora, experiente, exigente, elegante. Enxergo ela como a Miranda Priestly no filme O diabo veste Prada, também chamada de A dama de ferro. No filme, ela mostrava que era a melhor no que fazia, mas de forma negativa e, se precisasse, passaria por cima de tudo e de todos. Com a sua personalidade forte, desmotivava sua equipe, pois maltratava seus funcionários com respostas irônicas e arrogantes.
Apesar de tudo, Sra Avon ostenta o título de líder do segmento que atua, com produtos acessíveis e muita popularidade.

Posso parecer meio radical na minha opinião, mas é porque minha mãe já foi funcionária, executiva de vendas dessa senhora, e acompanhei de perto tudo que ela passou com as gerentes e a empresa.

Até gostava de alguns produtos, mas ao saber como a empresa se posiciona em relação aos colaboradores, me fez perder o encanto.

Atualmente, as empresas estão se tornando cada vez mais colaborativas em busca de inovação e criatividade, acho que a senhora Avon precisa se atualizar.

Viva Sua Beleza Viva

Mãe - Beleza real

O nascimento de uma criança é um dos momentos mais marcantes da vida de uma mulher, há quem diga que apenas as mulheres que passaram pela maternidade podem saber o quão especial é cada momento da gestação.
Não sou mãe, mas resolvi trazer esse tema.

A gravidez traz muitas mudanças no corpo feminino, que muitas vezes podem deixar marcas difíceis de lidar. A aceitação do próprio corpo, após ter filhos, é um passo difícil na vida da mulher. A perda de elasticidade da pele, o aparecimento de estrias e a flacidez dos seios contribuem para a desilusão com a silhueta e levam muitas mães a optarem pela cirurgia plástica após a gestação. Outro fato que também é motivo de incômodo é que a mídia está sempre exibindo famosas com suas barriguinhas saradas um mês após parir um filho e sem cirurgia plástica.

Fora das redes, onde as mamães não vivem da sua imagem, não contam com personal trainers e, ainda por cima, estão cuidando de um bebê, a relação com o corpo durante a gravidez e após o parto é bem mais complicada. Mas, para a arquiteta Paula Posser, não necessariamente menos bela. "– Não condeno uma atriz ou uma modelo por querer entrar em forma o quanto antes. Mas nesses casos o corpo é o objeto de trabalho. O que podemos fazer é não salientar apenas essa beleza sarada e auxiliada pelo photoshop, mas exaltar a beleza também do corpo em transformação, do corpo com cicatrizes, com estrias. Enfim, do corpo real" – declara Paula.

Sem Photoshop nem neuras: a imagem que ilustra essa ideia é de um ensaio fotográfico que celebra o corpo e a beleza na maternidade. Mãe. Beleza Real.
As fotos vieram após uma parceria entre as marcas Arquiteta do Amor e Gringa, para desenhar uma lingerie que fugisse dos modelos tradicionais disponíveis para gestantes e lactantes. A principal reclamação das mamães se resume a quatro letrinhas: BEGE.
Criaram uma linha de lingeries de corte delicado, mas pensadas para receber um corpo em fase de mutação – a cintura é elástica e o sutiã tem cinco colchetes, para variar conforme a mãe perde peso enquanto amamenta.
As mães foram retratadas não em poses sensuais, mas no seu cotidiano. As fotos, feitas pela fotógrafa Amália Gonçalves. não receberam tratamento e as imperfeições do corpo não foram disfarçadas.

fonte: revista donna

Viva Sua Beleza Viva

A Beleza de um Sorriso

“Você nunca está completamente vestido sem um sorriso”, cantava Little Orphan Annie em um musical da Broadway.

Mesmo maquiada, perfumada, bem vestida, tendo um corpo escultural, é quando sorri que uma mulher mostra sua verdadeira beleza. Como disse Bob Marley: "A curva mais bonita de uma mulher é o seu sorriso."

Eu tenho um pouco de vergonha do meu sorriso, porque tenho uns dentes tortos que nunca consertei. Quando era mais nova, isso me incomodava mais, era muito tímida, não sorria e chegava a colocar a mão na frente da boca ao falar. Com o tempo, fui percebendo que sempre que tirava uma foto sorrindo eu era muito elogiada. Aprendi que quando dou aquele sorriso natural, sem pose... ninguém enxerga os dentes tortos, enxergam uma menina que quando sorri revela sua beleza ainda que tímida. Ainda vou arrumar meus dentes e deixar o sorriso ainda mais bonito, mas enquanto isso,.. não vou deixar de rir. Um sorriso verdadeiro no rosto é um sinal inconfundível de bem-estar. Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

Já parou para perceber como um simples sorriso pode mudar o dia de alguém?

Pra ilustrar minha ideia trouxe uma campanha de marketing da Brastemp:
A Ad-Gnose (Advertising + Gnosis) propõe que o consumo seja menos o de produtos tangíveis e muito mais a oportunidade de experiências “emocionais”, “espirituais” e de “auto-conhecimento”. Essa ação de marketing da Brastemp apresenta novos aspectos dessa tendência na publicidade. No spot, um anuncio simultâneo em 11 emissoras de rádio, chamava os motoristas que estavam no trânsito a sorrir para quem dirigia o carro ao lado.

Felicidade gera felicidade: ela passa para o próximo através do sorriso.
O bem-estar é contagiante; por isso nos sentimos melhor perto de pessoas sorridentes.
Acho que isso tem tudo a ver com a Natura. Bem estar bem.

Eu sorri quando vi esse vídeo, duvido que não aconteça o mesmo com vocês. :D

Viva Sua Beleza Viva

Essa Marcou - Dove e a Real Beleza

Sempre me surpreendo positivamente com as campanhas da marca Dove que foca no conceito da beleza natural e autoestima feminina. Em sua visão, a Dove garante ‘’acreditar em um mundo onde a beleza é fonte de confiança, e não de ansiedade, estando numa missão para ajudar a próxima geração de mulheres a desenvolver uma relação mais positiva com a forma como se vêm, ajudando-as a aumentar sua autoestima e reconhecer todo seu potencial.’’

Uma das campanhas da marca surgiu depois que uma pesquisa de comportamento realizada em 10 países com três mil mulheres mostrou: somente 2% das mulheres pesquisadas se achavam bonitas; 75% definiam sua beleza como sendo mediana; e 50% entendiam que seu peso estava acima do ideal. Com esses dados, a marca lançou a campanha “Real Curves”, em português foi chamada de “Real Beleza”.
Um dos comerciais da campanha mostrava como era feita a manipulação de uma modelo para que se transformasse na foto que seria exposta em um outdoor. (http://youtu.be/4Bb40TVBDaY)
Outro comercial da marca mostra como mulheres adultas e meninas crianças reagem de forma totalmente diferentes quando são confrontadas por uma câmera. e lança uma pergunta: “quando você parou de se achar bonita?” (https://youtu.be/cOgQ4qIfz2w)

O filme abaixo, foi o de maior sucesso dessa campanha, batizado “Dove Retratos da Real Beleza”, se tornou um dos vídeos publicitários mais assistidos de todos os tempos.
O vídeo relata a criação do retrato falado de sete mulheres que deveriam descrever a si próprias a um desenhista. Elas também foram convidadas a descrever algumas das outras participantes. Ao final, o artista mostrava a cada mulher o retrato que ela própria descreveu e também outro retrato, construído a partir das opiniões de outra pessoa. As diferenças entre os retratos mostram o quanto as pessoas, principalmente as mulheres, têm uma imagem muito pior de si próprias.

A intenção dessa campanha incrível era fazer com as mulheres reconsiderassem o padrão da sua própria beleza, lembrando que são mais bonitas do que pensam.

Viva Sua Beleza Viva

Beleza é Mudança

Os padrões de beleza e os conceitos como o bonito e o feio, tanto no que se refere à moda quanto ao corpo, sofrem diversas mudanças com o passar do tempo e também dependem da cultura local.
Desta forma, o significado de beleza é conhecidamente mutável e não representa um modelo universal, sendo afetado pelas mais diversas variáveis sócio-culturais e até mesmo biológicas.
Há décadas atrás as mulheres usavam o cabelo bem diferente do que estamos acostumados hoje, o mesmo segue para maquiagem, roupas, estilos e qualquer outro fator que esteja ligado à beleza feminina.
Beleza é mudança!

Viva Sua Beleza Viva

Beleza não tem limite

Há beleza em tudo. O que nos torna belos são nossas particularidades, que, por motivos diversos, muitas vezes não aceitamos, escondemos, negamos. Existe muita beleza escondida por trás dos paradigmas.
O bonito está na individualidade e na aceitação própria.

Nas imagens:
Jamie Brewer, primeira modelo do mundo com síndrome de Down.
Winnie Harlow, modelo canadense sofre de vitiligo, desde os três anos de idade.

Viva Sua Beleza Viva

Beleza é Diversidade

Beleza é diversidade, é a mistura de raças e culturas.
A beleza não tem forma, idade, tamanho, peso e muito menos um padrão.
Afinal, bonito mesmo é ser original, autêntico, singular... Ser você mesma.
A beleza está em todos os lugares, e é muito relativa, devemos respeitar as diferenças.
Bonito é valorizar nossas origens.
Bonito é ser como a gente quiser.


A inspiração pra essa ideia veio do projeto "Atlas of Beauty" da fotógrafa Mihaela Noroc. Seu projeto consiste em viajar pelo mundo inteiro com um propósito interessante: fotografar a beleza natural feminina em todos os lugares do mundo e em todas as culturas. (http://theatlasofbeauty.com/)

Viva Sua Beleza Viva

De dentro pra fora

A beleza não está apenas na aparência, mas também na essência de cada pessoa, nas suas origens, na influência da cultura local e da história de cada um. Não é questão de raça, dinheiro ou status.

Bonito é buscar seu ideal, se encontrar e se aceitar. Nada pode ser mais belo que ser você mesmo.

Beleza é tratar bem as pessoas, ser amigo, ser bondoso, ser parceiro...

Ser uma pessoa bonita por dentro faz a beleza exterior brilhar...

Do que adianta ser belo por fora e vazio por dentro?

"Sabe quando às vezes você encontra uma pessoa tão bonita e quando fala com ela, cinco minutos depois, nota que é chata como uma parede? E há outras pessoas que quando conhecemos, logo pensamos: “Nada mal, elas são legais”. E quando as conhecemos bem é como se seus rostos meio que se tornam o que elas são. Como se sua personalidade estivesse escrita por toda a pessoa. E então ela se torna algo incrivelmente lindo." - Amy Pond de Doctor Who sobre Rory Williams

Do Meu Jeito

Nossa essência - Nossas raízes

O Brasil é uma país muito rico em cultura, cada estado é diferente do outro, pensando em regiões é ainda mais diverso.
Cada lugar tem suas cores, seus cheiros, suas tradições... um mundo inteiro pra explorar.
Eu nasci em Goiás, morei no Rio Grande do Sul, e hoje moro no Paraná.
Eu sei a diferença enorme de um lugar para o outro. E sei também como dá saudade do lugar da gente, das nossas raízes...

Minha ideia é fazer produtos personalizados sobre cada estado ou região do país. Quando digo 'personalizado', penso em fragrâncias que sejam 'colhidas' em cada estado, frutas e flores típicas daquele lugar. A embalagem também teria uma ligação com o lugar, isso por meio de ilustrações, colagens... feita de uma forma que pudesse virar algo decorativo depois, algo pra lembrar das nossas raízes..

Deixo, como exemplo, uma imagem de um trabalho que fiz em grupo no curso de Design. O projeto pedia a criação de um produto que representasse uma região. Nós escolhemos o Nordeste, e nos inspiramos na Literatura de Cordel.
quem quiser ver mais sobre esse projeto: https://www.behance.net/gallery/12999929/Trabalho-Academico-Cachaca-Cordel

Tododia

Música e Café

Todos os dias começo minha rotina com um bom café, e sempre trabalho ouvindo música, de preferência rock.
A cafeína me deixa mais disposta, me ajuda a ter mais atenção e melhora a produtividade. Ouvir músicas, colocar uma playlist que gosta, ajuda a deixar mais leve e menos estressante a rotina de trabalho. Além de melhorar a concentração e evitar distrações.

Bem-Estar

Concluir uma etapa melhorando sempre.

A colação de grau já marca muito a vida de qualquer um. É o fim de uma etapa, e o começo de tantas outras. Mas no meu caso, além do diploma, ganhei um quadro com uma medalha de ouro dizendo que fui a melhor aluna do curso. Inesquecível.

Bem-Estar

Aprender coisas novas

Aprender, experimentar, descobrir novos dons. E depois se deliciar com o resultado do empenho. Isso vale pra tudo, mas nessa caso tô falando de receitas. Na foto aprendi a fazer um risoto de rúcula e linguiça.