Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Perfil

Eduardo Oliveira

 

Ideias

SOU        

Reaproveitamento de embalagem

Na foto apresento uma situação onde encontrei um recipiente de lixo com várias embalagens plásticas para coleta seletiva para reciclável.
Aparentemente parece ser uma atitude ecológica, mas e se o consumidor tivesse a oportunidade de fazer uma recarga e reaproveitar os recipientes?
Seria necessário o envolvimento e comprometimento de toda cadeia fabricante > varejo > consumidor.
Vejo que o momento é oportuno para esta mudança.

SOU        

Embalagem de papel

Questiono a real necessidade da embalagem de papel para certos produtos da Natura, apesar de serem de muito bom gosto e elevada qualidade.
Para o caso da foto, com certeza a embalagem de papel teria um destino certo que seria o lixo, seja reciclado ou não.
Uma alternativa para evitar o desperdício, seria que alguns itens da linha Natura fossem comercializados sem a embalagem de papel.
O consultor Natura no momento da venda deve estar atento a situação e poderia perguntar para o cliente se a compra é para consumo próprio ou para presente. Caso fosse para presente poderia ser disponibilizado uma embalagem, mas sem ônus para o cliente.
Como exemplo cito as lojas de brinquedo onde é muito comum o balconista/empacotador faz a tradicional pergunta: É para presente?

SOU        

Recarga Natura

Em complemento a ideia da Arieta Arruda, os locais de recarga Natura poderia ser através de máquinas, algo parecido a de coca-cola ou salgadinhos, existentes em locais de grande circulação de pessoas tais como metrô ou estações de trem ou ônibus, aeroportos reutilizando a própria embalagem. A quantidade poderia ser variável, dependendo do tamanho, pois poderia ser desde uma recarga completa ou complemento da carga para viajar por exemplo. A forma de pagamento poderia ser através de cartão de débito ou crédito. Neste mesmo local já poderia ser um ponto de coleta dos produto natura para manufatura reversa.

SOU        

Desafio de usar a menor quantidade de papel

Um desafio para esta jornada seria definir que o uso do papel impresso ou outra forma qualquer como estamos acostumados deveria ser o menor possível ou estritamente proibido.


SOU        

Reuso de embalagem

Uma alternativa ecológica para utilização das embalagens da Natura, sera através do reuso. Neste caso as consultoras Natura teriam em seu poder produtos com embalagens especiais de 3 ou 5 litros que permitiriam fazer a recarga dos produtos na embalagem do próprio cliente. Esta seria uma alternativa ecológica e mais barata, pois o próprio cliente poderia fazer a recarga.