Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Perfil

Bruna Brasil Rodrigues Furtado

Farmacêutica generalista formada em 2009, atuando em indústria de alimentos especiais, Desenvolvi diversos projetos de pesquisa de alimentos funcionais com produtos lácteos, probióticos e prebióticos.

Ideias

Viva Sua Beleza Viva

Compartilhar para inspirar a felicidade da beleza

Tenho um grupo de maquiagem com algumas amigas e adoramos postar nossos looks, nossos produtos novos, etc. Muitas vezes, isso nos ajuda a ter inspiração de como usar um determinado produto ou de ter certeza que um novo produto é bom (ou quando é ruim). Acho que seria interessante um aplicativo ou uma página ou área no site da Natura que permitisse aos consumidores postar fotos de seus produtos ou usando uma maquiagem com um ou vários produtos da marca pra ajudar outros consumidores e até mesmo contribuir com a própria empresa. Eu acho que seria uma experiência dinâmica, que agregaria tanto para a empresa quanto para o consumidor, além de ser divertida.

Viva Sua Beleza Viva

A volta dos amadeirados para mulheres

Uma coisa que tenho sentido muita falta no mercado de perfumes brasileiro atual são fragrâncias com uma proposta mais amadeirada, que não percam a feminilidade. A maioria dos perfumes que mais se aproximam disso, tem notas muitos doces e/ou aquosas, o que tira um pouco a graça do corpo do perfume amadeirado. Compreendo que a opção média da brasileira para perfumes são os orientais, mais doces e sensuais, mas acho que seria legal pelo menos uma frangrância um pouco mais amadeirada e sóbria, como o antigo Hoje Feminino da Natura.

PS: Achava linda essa primeira embalagem do produto.

Viva Sua Beleza Viva

Cheirinho de saudade (e felicidade)

Eu lembro que lá por 2005 a linha Faces tinha uma diversidade maior de produtos e havia um conceito de diversidade. As embalagens eram bem diferentes, as texturas e aromas inovadores. Lembro do gloss roll-on, tinha o de beijinho e de morango com chocolate que tinham um aroma muito, mas muito bom, não era nada enjoativo como a maioria dos produtos que tem essa pegada gourmet geralmente são; tinha o batom tipo brilho (acho que esse era o nome), é um produto que tem hoje, mas que a consistência hoje está muito diferente do que era anteriormente, com mais cremosidade (muito parecido com os batons do tipo Lustre da MAC), o de doce de leite era meu favorito. E tinha também o famoso gloss caipirinha, que tinha como proposta um produto com refrescância diferenciada, saindo dos convencionais menta e hortelã. Acho que seria interessante a empresa trazer esses produtos ou outros com essa pegada mais lúdica (tal qual os produtos da linha Paul & Joe, que tem formatos de animais, como gatos), até mesmo pra explorar a criatividade do consumidor.

Viva Sua Beleza Viva

Básico e rápido

Minha rotina é muito corrida e fico boa parte do dia dentro de uma indústria farmacêutica. Com isso, não há muito o que elaborar, afinal, fico de jaleco e touca o dia inteiro. Mas a gente sempre dá aquele tapa básico pra não assustar a sociedade. Então, eu geralmente uso de manhã um produto pra limpeza da pele (pois a minha pele é oleosa) e um filtro solar (fator sempre acima de 50). Dou preferência pra algo mais hidratante, pois apesar da pele ser oleosa, ela se ressente (= piora) se não estiver hidratada. Então dou preferência pra produtos 3 em 1: que hidrata, protege do filtro solar e uniformiza o tom da pele. Eu gosto de experimentar diversos produtos e então nem sempre eu consigo ter isso, então as vezes adiciono na rotina um hidratante em gel e/ou uma base (como a Smashbox que está na foto e dura o dia inteiro) ou um BB cream (como o da Natura, para os dias mais quentes e o óleo está demais). Pra completar uso uma máscara de volume (pois meus cílios são longos e bem claros), lápis de sobrancelha, (às vezes) um lápis de olhos e sombra em tons de marrom, sempre mate, apenas pra dar profundidade no olhar (esse é o kit NAKED 2 da Urban Decay). Quando uso base, uso um primer e gosto de aplicar com esse tipo de esponja, porque ela garante uma aplicação mais natural que o pincel. Uso um blush de cor natural e mate (esse é o Blushbaby da MAC) e as vezes faço um leve contorno com um bronzant (esse é o Hoola da Benefit, em miniatura). Na boca, geralmente gosto de um batom cor da boca, pra não aparecer demais. Mas se por exemplo tenho alguma reunião ou saída no meio do dia, tenho sempre um lápis labial vermelho que uso de batom, pra não ficar escorrendo (esse é o Kiss me Quick da MAC).

Viva Sua Beleza Viva

Elegância na sofisticação e na simplicidade

Vejo a Natura como uma mulher elegante e atemporal, que está além dos nossos conceitos econômicos. Sabe aquela mulher que transmite uma beleza inefável logo pela manhã de moletom e que não fica vulgar com uma indumentária mais sofisticada? A Natura é essa mulher. Essa mulher que extrai a beleza de cada momento, através de cada produto carinhosamente pensado pra cada momento do dia (ou da vida). Isso é visível, por exemplo, na linha Ekos, que é mais voltada pra uma questão de vivência da natureza, da ecologia, onde se tem produtos muito simples, como os sabonetes, mas de uma riqueza no seu conceito, pelos aromas, pelas texturas, pela origem; ao mesmo tempo, tem o perfume do Brasil (meu Deus, melhor perfume do mundo era o Breu Branco, que foi tirado), que são como jóias puras extraídas da floresta e tem todo um ritual de aplicação. As linhas Tododia e Erva doce, já tem um apelo mais para o aconchego, para o conforto, aquela coisa "colo de mãe". Então Natura é essa mulher de tantas facetas, que defini-la como uma só é uma injustiça com toda sua riqueza interior. Pra retratar essa minha visão, coloco a imagem do quadro de Tiziano "Amor Sagrado e Amor Profano" (infelizmente, o sentido de profano foi degenerado, mas no quadro, profano é mais relacionado aos aspectos materiais de Vênus), onde temos os dois aspectos da deusa Vênus: Vênus Pandêmia (a de todos, o amor presente pelas construções e criações humanas, representada pela vênus ricamente vestida, adornada e com seus tesouros) e Vênus Urânia (nua, representando o amor encontrado em emoções superiores, na contemplação da natureza, na vivência de si mesma, pois no Renascentismo - período que esse quadro foi feito - a nudez era vista como o aspecto mais sublime da beleza, por não exigir adornos, por ser como se é). E a Natura permite isso: permite nos cuidarmos de uma forma em que temos esse maior contato com nossa beleza, permite nos cuidarmos de uma maneira mais arrojada e exuberante, etc.

Viva Sua Beleza Viva

Versátil sem perder a qualidade

Gosto muito da Smashbox, uma marca de maquiagem importada em que seus produtos tem um grande apelo para a fotografia.
Vejo essa marca como uma pessoa com uma imagem clean, sem excessos no sentido de algo extravagante em uma primeira visualização, mas tem a audácia necessária para entregar um resultado impecável e está sempre se dedicando incansavelmente em busca de novos produtos, com novas propostas e melhores resultados. Como um artista que está sempre inovando seu processo criativo, sua performance (talvez essa percepção seja pela própria formação dos fundadores da marca, fotógrafos e maquiadores da área cinematográfica). É como aquela pessoa pela qual não damos nada em face da aparência, mas oferece uma explanação incrível do que se propõe. A Smashbox é assim, ela tem uma embalagem simples e elegante, que não é extravagante como de outros concorrentes, mas oferece resultados incríveis e com alta durabilidade. Não é das marcas mais baratas, mas não tem um preço totalmente inviável para um orçamento de uma classe C ou D.

Viva Sua Beleza Viva

Campanhas interativas

Ultimamente tenho visto algumas marcas como Vichy, Avene e L'Oreal que tem feio campanhas de cadastro pra recebimento de amostras de novos produtos ou reformulações de produtos tradicionais. A Maybelline também fez algumas campanhas nesse sentido, mas mais como desafio (ganha um produto full size após o cadastro de 20 amigos pelo nosso link de cadastro). Eu acho super válido, porque é uma forma de mostrar que a empresa vê o consumidor no processo de criação do produto e estimula o conhecimento de novos produtos. O mais legal dessas campanhas interativas é que não há um intermediário (como um vendedor que te dá amostras), é uma relação meio que direta entre a empresa e o consumidor e eu pessoalmente acho uma excelente forma de interação, ainda mais que hoje a internet tem tido cada vez maior relevância no processo de consumo.

Viva Sua Beleza Viva

Experiências sensoriais

Certa vez eu fui pra Curitiba e fui para o Shopping Estação e O Boticário estava com um evento para promoção da linha Nativa Spa onde percorríamos ambientes e éramos provocados com cores, formas, sons e aromas que evocavam diversas sensações e reflexões, como a refrescância da natureza, a sensualidade de aromas exóticos, um convite a meditação. Foi uma experiência muito interessante que torna o cuidar-se mais do que uma mera experiência física, mas um momento de reflexão e autocuidado, no sentido mais profundo da palavra, onde o indivíduo tem a oportunidade de se autodescobrir.

Viva Sua Beleza Viva

A essência da Beleza

Mais do que o cabelo, a pele, vestimenta, acessórios, beleza é uma expressão do ser, força viva expressa em gesto, olhares, atitudes e saberes. Está contida no sorriso contagiante das crianças, no choro do tombo necessário para o aprendizado; no aprendizado diário para se gostar, se descobrir, se amar, pelo que se é e não pelo que se tem. A beleza contida nas rugas e histórias dos idosos. A beleza dos animais, da natureza, do desenvolvimento das pequenas e invisíveis formas de vida, que apesar de não vermos, existem e interferem em nossa vida.

Ao olhar para o céu estrelado vejo a síntese de todas essas diversas formas de essência em estrelas jovens e velhas, vermelhas e azuladas, de brilho iridescente e de luz parada. Cada ponto é uma história de beleza gigantesca, um potencial de infinitas coisas, inclusive de outros mundos e de outras vidas. A beleza só é válida quando se é como as estrelas, para reluzir e a inspirar a todos a alcançar o seu melhor.

SOU        

Filtro Solar

Acho que seria bastante interessante a formulação e disponibilização de um filtro solar, numa embalagem maleável como a de SOU e uma campanha de conscientização ambiental e de proteção solar através da promoção de uma corrida, ou dia de convívio familiar. Uma embalagem maleável é mais fácil de transportar no bolso da calça, shorts ou blusa do que a tradicional embalagem de plástico, facilitando também a reaplicação. Claro, é necessário um estudo aprofundado de uma embalagem que oferecesse resistência térmica (seja do sol, seja do atrito com o corpo) e garantisse o efeito protetor do produto final.

SOU        

Estimulando a criatividade

Acho que estimular a criatividade das pessoas, valorizando o que elas tem de melhor, valorizando a contribuição genuina é uma excelente forma de reduzir o desperdício. Reduzir o desperdício na nossa sociedade deve ser visto não como mera obrigação, que se não cumprida, terá punições, mas sim uma oportunidade de estimular o que cada um tem de melhor.

Acho incrível o trabalho que algumas pessoas fazem na criação de móveis com madeira de demolição, extraindo beleza de algo que era considerado lixo. O impacto dessa ação é diverso: traz beleza pra vida da pessoa, seja pela agregação de um móvel diferente e com uma proposta inusitada, reduz a poluição visual urbana, diminui o impacto de decomposição da natureza.

Já existem trabalhos acadêmicos para a reciclagem de material de construção demolido, como tijolos, concreto, ferragens, etc. com uma destinação adequando, transformando esses materiais em matérias-primas novas para outros processos de construção e planejamento urbano, novamente, com redução da carga de decomposição para a natureza e barateando a construção de novos imóveis e espaços sociais,

Ao meu ver, a compostagem é uma técnica ainda pouco conhecida e valorizada pela população brasileira e que teria impactos interessantes na destinação do lixo alimentar, transformando restos alimentares em componente nutritivo para o solo, com o desenvolvimento de um adubo de custo baixo, de fácil acesso e sem toxicidade para o meio ambiente e população. Estimular comunidades, bairros, distritos, e até mesmo, populações de condomínios a realizar a prática de compostagem em suas casas ou em um espaço comum e com o adubo composto orgânico criar uma horta, jardim e/ou pomar comunitário seria uma excelente forma de integração da comunidade, embelezamento do ambiente, reconhecimento de suas necessidades locais, melhoria das condições ambientais e nutricionais, além da construção de uma consciência coletiva de apoio mútuo e de cuidado com o meio ambiente, agregando conceitos de permacultura, que é é uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

SOU        

Desafie. Desafie-se.

Uma coisa que noto, a partir da minha observação, inclusive sobre mim mesma, é que o ser humano ele é movido pelo desafio. Mas um desafio proposto de forma positiva, como: "se eu faço, você também faz". Desafios do tipo antes e depois, onde as pessoas pudessem fotografar ou gravar como são suas rotinas e depois proporem-se a mudar algo e fazer registro contínuo de como anda o seu próprio desafio é interessante. As redes sociais, onde existe um apelo de demonstrar como é a vida cotidiana, parece-me ser uma ferramenta interessante para proposição de um desafio de consciência do consumidor, onde diversas pessoas poderiam trocar relatos, fotografias e experiências, estimulando, compartilhando e se inspirando dia após dia a viver como consumidores e cidadãos mais conscientes de como o que consomem impacta no mundo.

SOU        

Miniaturas para tudo e todos

Uma coisa que gosto muito de marcas de produtos importados é que boa parte delas investe em formatos miniatura de seus produtos. A ideia é permitir uma experimentação mais eficiente do que uma simples amostra, mas também a oportunidade de transporte dos produtos favoritos para viagens (onde há restrição de peso pra bagagem, no caso de viagens de avião) e também para o trabalho, evitando de levar volumes grandes na bolsa. Além disso, se ocorrer a perda e/ou roubo da bolsa que contenha a miniatura há o sentimento de "prejuízo menor". Eu gosto de miniaturas por todos esses motivos e também pela certeza de utilizar de forma mais efetiva todo o conteúdo de produto. Isso se aplica principalmente a miniaturas de maquiagem. Um cosmético destinado a maquiagem, geralmente, possui um prazo de validade maior. Se a pessoa tem poucos itens e usa regularmente determinado item (ex: batom ou pó facial) ela consegue utilizar todo o produto antes do vencimento. Contudo, com o boom dos últimos anos do mercado de produtos para maquiagem, o estímulo a maior experimentação desses produtos, as pessoas estão se permitindo ter um leque maior de opções em sua necessaire. É uma ideia interessante, contudo, com a utilização de tantos produtos, meio que inviabiliza a utilização total desses produtos até o fim, o que muitas vezes gera a utilização do produto MESMO após o vencimento, o que pode se tornar um risco. Disponibilizar uma quantidade maior de produtos em miniatura minimizaria esse efeito e estimularia um consumo mais consciente de produtos de beleza. Na área de cuidados corporais e cabelo, como é a linha SOU, creio que seria interessante disponibilizar uma embalagem semelhante, mas com volumetria menor e disponibilizada como um kit de viagem que a pessoa adquire e usa por uma semana que seja.

SOU        

O que nem notamos

Quando pensamos em desperdício geralmente imaginamos desperdício de água, de comida tradicional... Não lembramos do desperdício de papel quando vamos imprimir alguma matéria, texto ou no desperdício de criatividade ao jogarmos fora partes de alimentos que imaginamos que não são adequados para o consumo, como cascas, talos, bagaços, etc. Acho muito legal o trabalho que a Pastoral da Criança faz no sentido de dar uma destinação extremamente nutritiva e adequada a esses "resíduos" que jogamos fora, mas que podem ser empregados em alternativas nutritivas e saborosas, principalmente pela população mais carente, que tem uma dificuldade financeira ao acesso de alimentos. Um exemplo, é a famosa farinha de multimistura, que contém ingredientes como casca de ovo triturada, folha de mandioca doce torrada e triturada, semente de abóbora, farelo de arroz, fubá e trigo em uma combinação que fornece a quantidade adequada de proteínas, cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio etc, que pode ser adicionada ao alimento ou bebida de crianças ou consumido puro por adultos, enriquecendo a alimentação, minimizando a ocorrência de distúrbios nutricionais importantes, como a desnutrição e a anemia.