Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Perfil

Ideias

Bem-Estar

Desenvolvimento de novos produtos: Criação Chapéu

Todo e qualquer desenvolvimento de novos produtos passa pela leitura do mercado e pela constante inovação como fator de sucesso das organizações. Com o advento da globalização a economia depende de empresas competindo entre si, cada uma buscando aumentar sua participação no mercado. As empresas precisam introduzir continuamente novos produtos, para impedir que outras empresas mais agressivas acabem abocanhando parte de sua fatia de mercado. Partindo desse conceito o produto que desenvolvi foi a partir recursos naturais que a natureza disponibiliza para nós, de forma sustentável.
Sabemos que a Natura é uma empresa que tem uma visão de valores sustentáveis. Desta forma pensei em criar um produto que se enquadre no seu perfil, mas com intuito de realizar um produto inovador, que não exista na empresa.
Ideia de como surgiu o Chapéu
Sabemos que a Natura é uma empresa que tem uma visão de valores sustentáveis. Desta forma pensei em criar um produto que se enquadre no seu perfil, mas com intuito de realizar um produto inovador, que não exista na empresa. Incomoda com a criação do que criar, vieram muitas inquietações. Depois de vários pensamentos como chinelo de bucha vegetal, colares com essência, shampoo com efeito gel, enfim, até que a inquietação persistiu e foi mais forte que eu. Um certo dia ensolarado “eu” Leocádia, fui fazer rapel, em Ribeirão Pires ao me encontrar em meio a Natureza os pensamentos foram ficando cada vez mais rápido, ideias novas e ao meu redor muitas árvores, mato, lago, rochas, sol, lua, toda essa harmonia me fazia refletir” O que fazer? O que criar? “. O dia estava quente, não havia levado nenhuma proteção para cabeça, a sensibilidade foi tão grande que no momento só pensava em me esconder do sol. Foi então que ao me sentar na sombra de uma árvore, surgiu a ideia do chapéu, uma ideia relâmpago, desta forma logo, fui acolhendo folhas, flores, gravetos, painas, enfim uma variedade de vegetais secos caídos no chão. Foi a partir dessa vivencia que surgiu a ideia de construir um chapéu.
Criação do chapéu:
Recursos: palha, paina, folhas secas, flores, cola
Desenvolvimento do produto,
1- Etapa
Construí o molde com as painas
2- Etapa
Colagem até se formar o chapéu esperado
3- Etapa
Coloquei a cola em todo o chapéu e esperei secar por duas horas.
4- Etapa
Depois de seco, o chapéu ficou resistente, passei cola em todo o chapéu mais uma vez, e coloquei as folhas, flores, para sofistica-lo, deixando mais feminino.
5- Etapa
Deixei secar e depois de 4 horas finalizei com os ajustes finais.

Bem-Estar

Criação: Quadro aromático

Partindo da ideia do chapéu assim surgiu também o quadro, outro produto que não esta na linha da Natura. O quadro está voltado para criar um ambiente harmônico no ambiente, foi criado com temperos naturais desidratados, com um formato de uma imagem.
Recursos: Quadro de madeira, temperos desidratados ( curry, semente de erva doce, colorau, salsa, canela, pimenta do reino); cola, caneta
Etapas da criação do quadro:
1-Etapa
Desenhei uma paisagem no quadro de madeira
2- Etapa
Selecionei os temperos para cada parte do desenho
3- Etapa
Selecionei partes do desenho colocando cola em cada detalhe
4-Etapa
Coloquei os temperos de acordo com as partes do desenho selecionado. E assim foi realizado sucessivamente, até o término do preenchimento desejado.

Bem-Estar

Sugestão de nova linha: Cheiro e Toque

Proposta
A linha surgiu da necessidade das mulheres em otimizar o tempo para continuar linda após um almoço ou jantar. A mulher de hoje não abre mão de estar bonita em tempo integral mesmo que seu trabalho lhe tome grande parte de seu tempo. Afinal quem nunca saiu de um almoço levando consigo o desagradável cheiro do local e ainda precisou sair correndo sem poder se arrumar para uma reunião. Então, unimos dois produtos que podem facilitar a vida desta mulher.
Inovação :
Perfume e Pó Compacto numa única embalagem. Você saindo do restaurante perfumada e sem brilho no rosto.
Objetivo: facilitar a vida das mulheres que se preocupam com a beleza e bem estar.
A embalagem do produto é desenvolvido com materiais de custo baixo : vidro e plástico. O feixe é de ferro e poderá ser desenvolvido nos mesmos moldes de uma caixa de música ou de um simples bracelete.
O perfume terá cheiro agradável do frescor de um banho, elaboramos nas mesmas fragrâncias já existentes na linha Natura.
O Pó Compacto em 3 tonalidades será inodoro.
Distribuição:
Custo: os produtos fabricados na Natura são todos sustentáveis e de baixo custo mantendo assim a política de sustentabilidade.

Bem-Estar

Criatividade e 5 dicas

Criatividade é uma ação que precisa ser melhor conhecida, pois embora cada dia mais valorizada e presente no cotidiano, ainda pede para ser desmistificada!
Na prática da criatividade não devemos evitar os erros porque errar faz parte das inúmeras tentativas que envolvem a ação criadora. Criar é uma experiência!
Também é necessário lembrar que uma ideia pode ser inadequada para determinado momento e valiosa em outro, portanto aprender com a experiência de criar inclui tolerar erros e aprender com os erros, inclusive às vezes, transformá-los em acertos – oportunidade é a palavra que descreve bem a situação criativa e saber disso, é essencial.
A intuição tem um papel importante na criatividade! Quando uma ideia aparece “do nada”, quer dizer, vem em forma de intuição de modo vago e sem lógica, o melhor que fazemos é olhar, contemplar e monitorar suas possibilidades bem de perto e, então, vamos enxergar algum sentido escondido naquela solução que muitas vezes, é a chave do que procurávamos!
Ideias novas trazem novos olhares, percepções e conhecimentos surpreendentes. Surpreenda-se com o inesperado e descubra seu talento além do que você costuma saber e fazer.
5 dicas para ser mais criativo:

- Ideias brotam a todo momento, basta prestar atenção e percebê-las, portanto crie um baú de ideias e armazene as boas ideias, escreva em algum lugar selecionado.
- A mudança natural em cada pessoa e inerente às situações é ingrediente essencial para a inovação, portanto: Mude e se aperfeiçoe.
- Uma pessoa criativa e inovadora “fala com seus botões” e costuma apostar em sua capacidade intuitiva para seguir em frente para atingir suas metas. Ouça sua “voz interior”!
- Curiosidade é uma atitude benéfica á criatividade: arrisque-se a pensar e experimentar diferentes lugares e situações. Seja confiante em explorar novas possibilidades!
- Leia diferentes assuntos e busque opiniões diversas sobre aquilo que conhece e aquilo que é novidade. Leitura sempre abre espaço para pensamentos inovadores e mostra outros caminhos.

Bem-Estar

Imaginação

Dizia o Dramaturgo Irlandês George Bernard Shaw, que “A imaginação é o principio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos.”

Partindo da citação de Shaw, podemos dizer que a imaginação vem da capacidade mental que nos permite a representação de imagens, objetos, formas, lugares, fantasias, ideias através dos nossos sentidos e também é um elemento importante para a criatividade humana.

Exemplo: Um carro nasce de uma ideia, ou de uma necessidade em produzir o carro, ou ao desejo de ter o carro. Dentro dessa imaginação há somente a vontade de ter. Ou seja, somente a imaginação em processo de pensamento. Essa imaginação pode ser a ligação ou o projeto para uma realidade, é como se fosse a semente de um novo ideal que um dia pode gerar frutos, saindo do mundo imaginário para o real.
Então, imaginar é, realmente, dar início a qualquer ação. Caso contrário permanecerá apenas como um projeto, um desejo.

Portanto, a imaginação não é só ilusão, pode ser o começo da materialização de uma ideia que toma forma e se concretiza em produto na realidade.

Que sejamos o primeiro a descobrir uma chance que ninguém mais consegue ver. Que venha a imaginação!

E para fechar com chave de ouro este texto, cito uma sábia frase de Einstein: “Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário”.

Bem-Estar

Criatividade em Foco

Segundo Cleusa Kazue Sakamoto, a criatividade é uma capacidade requintada. Capacidade requintada porque para criar a pessoa precisa utilizar seus recursos pessoais (bagagem técnica, experiência profissional,intuição e autoconfiança) e nem sempre profissionais excelentes, conhecem seus próprios talentos.

Criatividade depende de uma boa dose de percepção aguçada da realidade. O profissional criativo é aquele que está “antenado” com as tendências do mercado, tem informações atualizadas sobre economia e política, tem sensibilidade para olhar o que acontece na sociedade e procura soluções na direção das necessidades das pessoas. Grandes ideias e produtos inovadores surgiram da atenção a características do cotidiano das pessoas e suas necessidades. Há um ditado popular que afirma ser a necessidade a mãe da Criatividade!
Criatividade é uma ação humana que construiu a história da humanidade. Tudo que foi inventado e representa mudanças positivas no modo de viver do ser humano é fruto da Criatividade de indivíduos e grupos. Daí sua importância e desafio para decifrá-la e desenvolvê-la. Sim, porque Criatividade é resultado de um potencial, todos somos criativos, por definição, pois cada um de nós escreve a sua história pessoal e desenvolve suas competências graças à seu potencial criador. Ocorre que aquele que percebe como ele aprende e supera obstáculos, que entende o que facilita sua forma de trabalho, que desenvolve maneiras de alcançar suas metas, sem saber, está desenvolvendo sua capacidade criativa.

Abaixo algumas práticas e atividades que aguçam a criatividade.

Otimismo

Quanto mais otimista uma pessoa apresenta no seu humor, mais criativo será seu pensamento ao longo do dia.

Jogos

Os jogos ajudam a construir habilidade de pensamento. É uma forma prazerosa de se divertir e aprender ao mesmo tempo.

Leitura

A prática da leitura amplia nosso vocabulário e estimula nossa imaginação.

Museus, parques, viagens…

Além de serem ótimas opções para sair de casa, eles são culturais e muito educativos.

Alimentação

Sabemos que os maus hábitos alimentares podem comprometer o desempenho no trabalho e em todas as atividades, portanto criar o hábito saudável é muito importante, siga uma alimentação o mais natural possível.

Uma boa alimentação trará muita produtividade e criatividade durante o dia.

Por: Leocádia Karache

Texto publicado no site da ZUPI: http://www.zupi.com.br/criatividade-em-foco/