Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Perfil

Junior Ferreira

Formado em Industrial Design, e especialista em Novas Tecnologias. Atualmente (2015) mestrando em Comunicação Social. Sou diretor de criação em uma agência e sou professor na PUC Minas no curso de PP.

Medalhas Conquistadas


Ideias

Bem-Estar

O bem estar na cultura da conexão

Não é nenhuma novidade que os smartphones se tornaram o centro de nossas atenções. Suas funcionalidades ajudam a salvar muito tempo nas atividades diárias, porém podem matar o nosso tempo roubando preciosas horas que poderíamos dedicar ao que realmente é importante. Mas da mesma forma que isso não é nenhuma novidade, também não é segredo que este caminho não tem mais volta (Imagem 1 do arquivo). Pelo menos por um bom tempo. Então porque não usar esta cultura da mobilidade para o bem estar das pessoas? Se todo dia, toda hora, em todo instante estou com este aparelho portátil na mão, ele pode se transformar na ferramenta mais apropriada para me ajudar a ter um tempo só pra mim, para me cuidar, cuidar da minha beleza e melhorar a minha autoestima.

Posto isto, já está na hora da natura desenvolver um app inteligente e social. As pessoas utilizariam este aplicativo para monitorar sua rotina diária. Num primeiro momento ele coletaria informações importantes do usuário através de questionários e monitoramento das atividades. O passo a seguir, seria analisar estes dados e daí apresentar um programa personalizado que iria otimizar a sua rotina. Por isso um app inteligente. Seus programas de bem estar diário seriam totalmente individualizados (2).

Dentre as suas funcionalidades de rotina de bem estar, como dicas e sugestões de beleza, estariam também sugestões dos produtos natura que poderiam ampliar o seu bem estar e melhorar a autoestima. Assim, aproveitando as funcionalidades dos smartphones, um recurso que o app teria seria, a leitura do código de barras dos produtos natura (3), assim, a pessoa poderia aproveitar melhor os benefícios de cada um dos produtos, por meio de tutoriais em vídeo ou o modo correto de uso por meio de infográficos.

Com base na rotina de cada um e nos produtos sugeridos e utilizados, o app pode sugerir os momentos de pausa no decorrer do dia todo para que a pessoa tenha um momento de cuidado do seu bem estar. Seja ele na utilização de algum produto, seja ele para reflexão de algum texto, imagem ou até mesmo a sociabilidade com os amigos. Tudo isto baseado na experiência individual de cada um em relação ao significado do bem estar próprio.

Falando de sociabilidade, o app também seria social, porque os usuários poderiam criar sua própria rede de amigos e amigas para compartilhar suas experiências e rotinas de bem estar (4). Este compartilhar de experiência ampliaria ainda mais o poder do aplicativo, saindo dos próprios domínios da natura e passando para o usuário o controle das ações do app. Neste ponto, podemos já imaginar como a natura já seria beneficiada em saber como e quando as pessoas utilizam os seus produtos, podendo inclusive direcionar suas ações pelo caminho apontado por seus usuários.

Bom, não sei se peguei bem a ideia desta jornada ou se fui por um caminho totalmente diferente do que esperavam de sugestões, mas eu quis ir ao encontro das pessoas, da mulher e do homem, do cliente natura ou não, e daí unir a ferramenta que está na mão de todos eles para ampliar o bem estar e melhorar ainda mais a autoestima.

Abraço a todos.

Juninho Ferreira