Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Perfil

Naiza Vieira

Curiosa por expressividades materializadas, transformação espacial e comportamento. Interessada por formas de criar ambiências e experiências.

  • CIDADE Sao Paulo
  • ESTADO SP
  • INSTITUIÇÃO
  • FACEBOOK https://www.facebook.com/naizavs
  • LINKEDIN

    https%3A%2F%2Fbr.linkedin.com%2Fin%2Fnaizavieira

  • INTERESSES Cocriação, desenvolvimento, espaço de experiências

Ideias

Viva Sua Beleza Viva

Beleza são expressões

Como nos comunicamos com o mundo?
Palavras, tom de voz, olhar, gestos, postura, movimentos, expressões corporais, aspectos do corpo, atitudes e sensibilidades.

Os registros podem ser permanentes, efêmeros, lentos, rápidos, imperceptíveis, memoráveis, escondidos e ainda marcantes.

Dentre as diferentes formas e diversidade de percepções, o projeto final de gradução da designer May Tanferri chamado Empatia declara sua reinterpretação de identidade sobre suas cicatrizes através de sua experiência pessoal com queimaduras que foram transformadas em história e produto (um toy art que a transformu em personagem junto a um kit para interação e novas percepções). O objetivo do seu projeto é auxiliar quem tem essas marcas retomar sua confiança e integração com os outros. (Para saber mais: http://www.amenidadesdodesign.com.br/2015/11/empatia-por-may-tanferri.html )

Marcas e cicatrizes também são singularidade expressadas no aspecto e sentido à beleza viva, fazem parte da nossa história, de nossas mudanças.

Do Meu Jeito

E se existissem bilhetes Natura Golden?

Acho que muitos já tiveram a oportunidade em assistir o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, seja a versão original ou a mais atual. Aquele bilhete premiado que apenas alguns teriam o prazer em encontrar os levariam a conhecer a fábrica que tantos sonhavam.
E se esse convite lúdico pudesse se transformar em uma forma de comunicação personalizada da Natura? Oferecer um dia para conhecer a fábrica, visitar as várias etapas dos produtos, vivenciar algum trabalho em equipe, poder testar e sair com seus souvenirs.
Os bilhetes dourados para participação desta jornada seriam exclusivos e limitados, podendo estar ocultos nas embalagens ou em códigos de QR code.
Existiria um prazo para se comunicar como ganhador, bem como agendamento da data de visita. Assim os envolvidos da empresa poderiam se preparar para tornar a experiência ainda mais interessante.
Com essa ideia existe a possibilidade de troca presencial com os consumidores e consultoras de forma mais pessoal bem como a transparência, engajamento e personalização da marca.

Do Meu Jeito

Embalagens com design emocional

Por quê não embalagens que permitam escolhas, economia e versatilidade?

O propósito das embalagens deve estar ligado ao design emocional(*), incorporando: aparência, uso e significado.
Embalagens que que re-proponham o padrão por: dosagens, misturas e adaptações. Podem se transformar em portáteis, indicar quantidade necessária, facilitar o uso, permitir formas de se re-utilizar e re-iventar.
Elas podem induzir a novas experiências, interpretação e comportamento para evocar novos valores.

(*) http://www.rocco.com.br/index.php/livro?cod=198

Do Meu Jeito

Biblioteca Natura

Uma loja-biblioteca que permite curadoria de ingredientes (combine como quiser), aperfeiçoamento de fórmulas (do padrão à sua escolha), customização de aromas (sem ou com o cheiros disponíveis), montagem de kits (seleção à dedo por benefícios e gosto) e experimentação de produtos (teste e use). Abrir o conhecimento dos componentes dos produtos e fórmulas pode aprofundar o mix pelas escolhas pessoais, bem como favorecer a personalização. A loja-biblioteca abre a possibilidade para coleções e homenagens semanais e mensais à elementos/tema, como por exemplo: "coleção cerrado", "flores do brasil", "alma praiana", etc.

O atendimento no espaço é de livre escolha: via tablets (leitura de qr codes dos produtos) ou por consultoria in loco.

Esse espaço abre ainda a possibilidade de participações temporárias de consultoras em destaque com treinamento para melhor conhecimento dos produtos e benefícios.

Do Meu Jeito

Equilíbrio corpo & mente

Um exemplo de marca que propõe beneficiar o equilíbrio da mente e do corpo é a Body and Eden (http://bodyandeden.com/) através de suas bebidas tônicas e elixir naturais .

Os produtos têm uma forma divertida e visual de instigar curiosidade em experimentá-las. Evocam a fala em uma frase do nome do produto que indica seu benefício principal, como por exemplo: "Eu tenho a calma" e em suas embalagens transparentes mostram as cores de sua composição e até mesmo um seus ingredientes quando em versão de infusão.

Uma combinação que transforma rituais em praticidade, correspondem a tendência da forma de rotina da beleza que busca conteúdo exterior junto ao interior e variações de necessidades pessoais.

Do Meu Jeito

Coleção Climas Regionais

O Brasil como país de grande extensão territorial de grandes variações climáticas, causa reações de mudanças em nossa pele e cabelo, o que justifica a existência de produtos que auxiliam o equilíbrio. Podendo assim relacionar cosméticos com o clima, por quê não pensar em versões de kit com fórmulas para as regiões brasileiras?
Essa praticidade direcionada à adaptação aos diversos climas atenderia tanto à moradores como viajantes. Poderia ainda vir com um mini guia, com mapa, história e particularidades da região.

Do Meu Jeito

Origem em fórmulas

Os mercados de produtos naturais podem nos encantar pelos seus aromas, texturas e visual natural. Para muitos, é a oportunidade de ter o contato com objeto de origem de alguns ingredientes, antes apenas conhecido como parte de uma fórmula industrializada.
A visita a esses lugares também representa troca de dicas e conhecimento de usos, o fazer por si próprio se torna mais que uma curiosidade, algo possível, viável e uma experiência.
Por quê não buscar fórmulas cosméticas baseadas em receitas naturais das pessoas e de suas histórias?

SOU        

Concurso de Inovação em Upcycling

O upcycling é um processo originado da proposta do Cradle to Cradle (política de cíclo reverso dos produtos) criado por Reine Pilz e Willian Mc Donough, ele propõe o prolongameto da vida útil dos objetos com transformação de seus usos incentivando a redução de desperdícios e diminuição de extração de novas matérias-primas.

A Natura como uma marca preocupada e interessada com questões sustentáveis deveria propor um concurso brasileiro que incentivasse ideias que aplicassem o conceito de upcycling e fossem premiadas aquelas que apresentassem inovação, melhor aplicabilidade e ênfase no uso de descartes não recicláveis, podendo ser considerável variáveis categorias.
As propostas seriam apresentadas em formato de exposição temporária pelo país.
A Natura com essa iniciativa estaria transformando discurso em uma forma de ação e participação além da sua própria empresa.

SOU        

Gincana de Atitudes

Com as palavras de Carolina na etapa de Inspiração da jornada (http://cocriando.natura.net/cs/cocriando/jornada_sou?etapaID=1397406604163&ideiaID=1397389317808), imagino que podemos colocá-las em prática uma experiência sem desperdícios, aonde suas palavras iniciariam um manifesto-convite à uma gincana.

Usando a criatividade para driblar o desperdício e propagar informação de forma descontraída, a gincana de atitudes, poderia trazer benefícios práticos e seriam pontuados por conhecimento, coleta e envolvimento. Experiência à favor de atitudes.

Ao mencionar a palavra "gincana", vem em minha memória experiências durante a juventude. Participei de gincanas gincanas culturais e esportivas que entre tantas ações, incentivavam coletas de alimentos, brinquedos, doações em geral como forma de pontuação por sala ou grupo. Isto envolvia muitos e nos colocava como porta-vozes de uma causa por um objetivo. O prêmio era em forma de medalhas, celebração e algumas surpresas.

As atividades da gincana poderiam misturar algo como a "caça ao tesouro" (roteiro a ser seguido para realizar coletas pontuais) com criação de objetos contando com orientações de profissionais e porta-vozes na questão de sustentabilidade.

Ela seria realizada na Virada Sustentável (a ser realizada agora nos dias 26 a 30 de agosto) e envolveria empresas/marcas interessadas que pudessem beneficiar prêmios e fazer parte da criação e resultados das equipes participantes.

Tododia

Kits afetuosos

Na fase de Descoberta desta jornada TODODIA, a Carolina do Valle mencionou os "minutos de sabedoria" que os recadinhos em cada produto lhe proporcionava.
Ver: http://cocriando.natura.net/cs/cocriando/jornada_tododia?etapaID=1397404776718&ideiaID=1397388609319
Nesta outra fase, quero adicionar, para que estes lembretes possam vir a ser mais valorizados e poderem ser transformados em experiência compartilhada.
Daí, entrariam kits afetuosos personalizados Tododia. Eles seriam categorizados por temas, além de produtos relacionados, teriam design e mensagens positivas específicas para cada ocasião.

Tododia

Aperitivos do dia

Oferecer através de um aplicativo, aperitivos de informação e atualizações relacionadas ao seu dia-a-dia. Indicar, como um amigo próximo, quais são as boas do dia. O que há de bom naquela notícia, lugar, livro, objeto, curso e etc. Ser útil, agradável e ao mesmo tempo poder interagir como uma pessoa. Ajudar a informar e permitir melhorias a sua rotina.

Tododia

Tododia como ponto de exclamação (!)

Com o corre corre do dia-a-dia nada surpresas para nos tirar do modo automático em caminho. A ideia está em como a marca pode criar a curiosidade em experimentar o que antes não estava ali e pode não estar mais, via exemplo dos food trucks, stands e pop-up stores.
O Tododia poderia experimentar novas formas de aproximar, atender e deixar sua mensagem. Unir a importância da conveniência, novidade e exclusividade.