Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Como podemos inspirar e mobilizar para reduzir o desperdício no dia a dia?

Entenda Siga
13/07
INSPIRAÇÃO
66 IDEIAS
27/07
IDEAÇÃO
61 IDEIAS
31/08
Votação
61 IDEIAS
09/09
ENCERRAMENTO
 
Agora chegou a fase de criar soluções e respostas para os desafios da fase de ideação descritos abaixo. Compartilhe suas ideias com imagens e vídeos para deixa-la mais visual.

Estimulando a criatividade

Curtir Comentar (0) Construir a partir disso Compartilhe

Acho que estimular a criatividade das pessoas, valorizando o que elas tem de melhor, valorizando a contribuição genuina é uma excelente forma de reduzir o desperdício. Reduzir o desperdício na nossa sociedade deve ser visto não como mera obrigação, que se não cumprida, terá punições, mas sim uma oportunidade de estimular o que cada um tem de melhor.

Acho incrível o trabalho que algumas pessoas fazem na criação de móveis com madeira de demolição, extraindo beleza de algo que era considerado lixo. O impacto dessa ação é diverso: traz beleza pra vida da pessoa, seja pela agregação de um móvel diferente e com uma proposta inusitada, reduz a poluição visual urbana, diminui o impacto de decomposição da natureza.

Já existem trabalhos acadêmicos para a reciclagem de material de construção demolido, como tijolos, concreto, ferragens, etc. com uma destinação adequando, transformando esses materiais em matérias-primas novas para outros processos de construção e planejamento urbano, novamente, com redução da carga de decomposição para a natureza e barateando a construção de novos imóveis e espaços sociais,

Ao meu ver, a compostagem é uma técnica ainda pouco conhecida e valorizada pela população brasileira e que teria impactos interessantes na destinação do lixo alimentar, transformando restos alimentares em componente nutritivo para o solo, com o desenvolvimento de um adubo de custo baixo, de fácil acesso e sem toxicidade para o meio ambiente e população. Estimular comunidades, bairros, distritos, e até mesmo, populações de condomínios a realizar a prática de compostagem em suas casas ou em um espaço comum e com o adubo composto orgânico criar uma horta, jardim e/ou pomar comunitário seria uma excelente forma de integração da comunidade, embelezamento do ambiente, reconhecimento de suas necessidades locais, melhoria das condições ambientais e nutricionais, além da construção de uma consciência coletiva de apoio mútuo e de cuidado com o meio ambiente, agregando conceitos de permacultura, que é é uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Por
Bruna Brasil Rodrigues Furtado

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários

Imagem Blog

Entenda Jornada SOU

Novas ideias, novos hábitos e um novo pensamento sobre o desperdício.

Leia mais no Blog

Imagem Blog

Como funciona a fase de VOTAÇÃO?

Queremos explicar para vocês mais sobre a importância dessa fase e como podemos participar!

Leia mais no Blog