Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Como podemos inspirar e mobilizar para reduzir o desperdício no dia a dia?

Entenda Siga
13/07
INSPIRAÇÃO
66 IDEIAS
27/07
IDEAÇÃO
61 IDEIAS
31/08
Votação
61 IDEIAS
09/09
ENCERRAMENTO
 
Envie suas ideias e inspirações de como podemos nos inspirar e mobilizar para reduzir o desperdício no dia a dia. Participe respondendo os desafios abaixo!

Pisos de Caquinhos

Curtir Comentar (0) Construir a partir disso Compartilhe

Ainda hoje, é comum ver em casas mais antigas os pisos de cacos de cerâmica vermelha. Não sei se todos conhecem a história dessa decoração clássica de pisos em São Paulo (que vocês podem ver por completo no vídeo ou aqui: https://eleganciadascoisas.wordpress.com/2011/06/21/a-historia-do-piso-de-caquinhos-das-casas-paulistas-2/ ), mas ela surgiu de um aproveitamento muito criativo de descartes da fábrica de cerâmica!

Resumidamente, a historia é a seguinte: durante o processo de produção e transporte, era comum que as peças de cerâmica produzida se quebrassem ou trincassem, sendo que todo esse material danificado era descartado pela fábrica. Em certo momento, funcionarios da fábrica, que não podiam pagar pelas peças inteiras, solicitaram recolher as peças quebradas do descarte para aplica-las nas obras de suas casas. Em certo momento, essa aplicação se tornou um sucesso tão grande que os caquinhos passaram a ser vendidos pela fábrica, e no auge se esgotaram, levando a fábrica a quebrar voluntariamente as peças inteiras para vendê-las mais caro como caquinhos.

A história é muito interessante e inspiradora, mas as reflexões que quero levantar aqui para discutirmos e levarmos conosco para a próxima fase de ideaçao são:

- Como podemos utilizar de forma criativa outros materiais desperdiçados, tornando-os utilizáveis?

- Como tornar refugos e descartes atraentes o suficiente para que chamem a atenção e possam ser até mais valorizados que o produto integro?

Por
Caio Matos

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários

Imagem Blog

Entenda Jornada SOU

Novas ideias, novos hábitos e um novo pensamento sobre o desperdício.

Leia mais no Blog

Imagem Blog

Como funciona a fase de VOTAÇÃO?

Queremos explicar para vocês mais sobre a importância dessa fase e como podemos participar!

Leia mais no Blog