Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Como podemos inspirar e mobilizar para reduzir o desperdício no dia a dia?

Entenda Siga
13/07
INSPIRAÇÃO
66 IDEIAS
27/07
IDEAÇÃO
61 IDEIAS
31/08
Votação
61 IDEIAS
09/09
ENCERRAMENTO
 
Envie suas ideias e inspirações de como podemos nos inspirar e mobilizar para reduzir o desperdício no dia a dia. Participe respondendo os desafios abaixo!

Desafios para inspirar

  • Desafio 1: Desperdício a primeira vista
    • Quando falamos em desperdício o que vem a sua cabeça? Podem ser situações, temas, vídeos, textos e imagens sobre o assunto.

  • Desafio 2: Ih, desperdicei!
    • Como o desperdício está presente no seu dia a dia? Descreva algum momento/situação que você acha que desperdiça algo.

  • Desafio 3: Agir para reduzir!
    • Você toma alguma atitude ou ação para evitar ou diminuir o desperdício na sua rotina? Compartilhe com a gente!

  • Desafio 4: Boas práticas
    • Você conhece alguma ação de alguém ou organização para reduzir o desperdício que te inspire? Compartilhe com a gente boas práticas sobre diminuição do desperdício!

  • Desafio 5: Marcas e desperdício
    • Quais marcas vêm na sua cabeça quando falamos em redução de desperdício? Pode ser por uma boa causa ou não. Conte porque!

Banho! - Infelizmente, desperdi&cc...

Banho!

Infelizmente, desperdiço água durante o banho. Com a era dos aplicativos... deveriam criar um que te auxilia de acordo com o seu perfil, quanto o tempo das etapas do banho e durante o mesmo.
Leia mais

Regina
19/08/2015, 15:14

Gincana de Atitudes

Com as palavras de Carolina na etapa de Inspiração da jornada (http://cocriando.natura.net/cs/cocriando/jornada_sou?etapaID=1397406604163&ideiaID=1397389317808), imagino que podemos colocá-las em prática uma experiência sem desperdícios, aonde suas palavras iniciariam um manifesto-convite à uma gincana.

Usando a criatividade para driblar o desperdício e propagar informação de forma descontraída, a gincana de atitudes, poderia trazer benefícios práticos e seriam pontuados por conhecimento, coleta e envolvimento. Experiência à favor de atitudes.

Ao mencionar a palavra "gincana", vem em minha memória experiências durante a juventude. Participei de gincanas gincanas culturais e esportivas que entre tantas ações, incentivavam coletas de alimentos, brinquedos, doações em geral como forma de pontuação por sala ou grupo. Isto envolvia muitos e nos colocava como porta-vozes de uma causa por um objetivo. O prêmio era em forma de medalhas, celebração e algumas surpresas.

As atividades da gincana poderiam misturar algo como a "caça ao tesouro" (roteiro a ser seguido para realizar coletas pontuais) com criação de objetos contando com orientações de profissionais e porta-vozes na questão de sustentabilidade.

Ela seria realizada na Virada Sustentável (a ser realizada agora nos dias 26 a 30 de agosto) e envolveria empresas/marcas interessadas que pudessem beneficiar prêmios e fazer parte da criação e resultados das equipes participantes.
Leia mais

Naiza
06/08/2015, 12:30

Diversificando,

Hoje em dia nao se pode agir de forma imprudente.
A era da sustentabilidade nos mostra que podemos mudar
e a hora e agora!!
Pequenos gestos...tudo vale quando se tem criatividade!!
Plantar....criar uma horta fazem parte de uma vida
saudavel!!
A economia e o prazer andam juntos na hora de ver
que podemos colher nossos temperos e legumes...
Ja pensou se todas as pessoas pudessem ter na
sua casa,apartamento uma hortinha.... e poder
colher e fazer das refei;oes um momento de
acolhimento ....com a certeza de estar se
alimentando adequadamente.
A hligiene se faz necessaria ,antes do contato
lavar as maos com sabonete liquido Sou neutro
nos da a certeza de limpeza e claro o carinho
que toda nossa familia merece!!
Leia mais

Lady Dell
02/08/2015, 19:38

Ideia Sustentável

Gostei muito da iniciativa que teve a hellman's, agora ao invés de produzir sua maionese e colocar em um pote de plástico ela tem também a opção de embalagem 50% mais ecológica , em uma embalagem molinha que lembra a da marca SOU achei a ideia muito legal agora só compro desta embalagem. E gostei muito do que a coca cola fez lançou uma ideia de designer em que as tampas da embalagem do refrigerante se transformem em varias utilidades.
Leia mais

Lineker
26/07/2015, 17:31

Eco Nomia

Nos dias de hoje viver sem ter algum tipo de veiculo esta cada vez mais complicado a primeira coisa que uma pessoa pensa é em comprar um digo isso porque gosto muito de dirigir mais ao comprar um carro ou moto pensei bem e decidi por comprar uma moto além de mais barata no transito e mais fácil e polui muito menos que um carro pesquisei qual a melhor opção e que gastasse menos combustível, faço hoje em media 30 km por litro um carro faz metade disso. Outra coisa que tento fazer é desligar tudo da tomada computador ,televisão, celular, aquela velha luz em standby pode parecer inofensiva mas que esta sempre gastando energia.
Leia mais

Lineker
26/07/2015, 17:17

Alimento seu lugar não é o lixo!

O desperdicio de alimentos é na verdade um grande problema a ser resolvido, a tantas pessoas que as vezes não tem condições de ter uma alimentação saudável e devida e em muitos casos como em feiras produtos de boa qualidade ainda são rejeitados pela população por ter uma mancha ou ser pequeno demais e não agradar os olhos do consumidor sempre se procura por frutas e legumes sadios e vistosos e o que se vê depois das feiras livres são amontoados de alimentos que serviriam ainda para consumo este é sim um grande problema as vezes nos preocupamos com desperdícios de energia, agua, papel e nos esquecemos do que esta também presente todos os dias em nossas mesas.
Leia mais

Lineker
25/07/2015, 18:46

Sabão Ecologico

Minha vó serve de inspiração com boa pratica sustentável, ela utiliza óleo de cozinha já usado para preparar sabão em barra e liquido para usar posteriormente para lavar roupa e limpar a casa e toda a nossa familia utilisa deste sabão recolhemos o oleo e pedimos para que ela faça ,sem contar os benefícios ao planeta e a quantidade de óleo que ela deixa de jogar pelo ralo, e que este sabão tem a mesma qualidade de um sabão vendido no mercado hoje já se tem pequenas industrias que recolhem este óleo das casas para depois transformar em sabão esta é sem duvida uma grande pratica sustentável.

http://g1.globo.com/bahia/atitude-sustentavel/2013/noticia/2013/06/veja-passo-passo-como-fazer-sabao-com-oleo-de-cozinha-usado.html
Leia mais

Lineker
25/07/2015, 18:18

Demorou no banho? Os espinhos te atacam....

Olha que engraçado esse aparato criado pela designer britânica Elisabeth Buecher para economizar água (e tempo) debaixo do chuveiro.
Interessante e divertido. http://revistagalileu.globo.com/blogs/buzz/noticia/2015/07/uma-forma-engenhosa-de-impedir-que-pessoas-fiquem-muito-tempo-no-banho.html
Leia mais

Ricardo
24/07/2015, 14:07

Logística Reversa - A Natura sendo uma empres...

Logística Reversa

A Natura sendo uma empresa que se preocupa tanto com o meio ambiente deveria adotar em parceria com suas consultoras a logística reversa de suas embalagens. Para garantir que todo o material recebido seja realmente reciclado. Conseguindo assim diminuir a emissão de gás carbono e aumentar seu compromisso com o meio ambiente.
Leia mais

Edson Lima
23/07/2015, 23:50

Conhecer para não desperdiçar - Alimentos descartados dia...

Conhecer para não desperdiçar

Alimentos descartados diariamente poderiam ser melhor aproveitados e não são por falta de divulgação . Há alguns anos atrás comi um doce que depois fiquei sabendo ter sido feito com a parte branca da melancia, aquela que fica encostada na casca interna e que é sempre desperdiçada . Achei o sabor deste doce muito bom . Se não me engano era ralado e provavelmente foi colocado pauzinho de canela no cozimento com açúcar. Tentei fazer em minha casa mas não ficou a mesma coisa e me arrependi de não ter procurado saber a receita. Fico pensando na quantidade desperdiçada diariamente deste e de outros alimentos nutritivos que acabam indo para o lixo. O ideal seria que as pessoas trocassem receitas com objetivo de evitar este desperdício. Livretos com receitas compartilhadas e testadas poderiam ser distribuídos em regiões menos favorecidas, divulgadas em redes sociais e editadas em revistas de culinária especificas sobre o assunto aproveitamento de alimento.
Leia mais

Tânia R
23/07/2015, 16:30

O que nem notamos - Quando pensamos em desper...

O que nem notamos

Quando pensamos em desperdício geralmente imaginamos desperdício de água, de comida tradicional... Não lembramos do desperdício de papel quando vamos imprimir alguma matéria, texto ou no desperdício de criatividade ao jogarmos fora partes de alimentos que imaginamos que não são adequados para o consumo, como cascas, talos, bagaços, etc. Acho muito legal o trabalho que a Pastoral da Criança faz no sentido de dar uma destinação extremamente nutritiva e adequada a esses "resíduos" que jogamos fora, mas que podem ser empregados em alternativas nutritivas e saborosas, principalmente pela população mais carente, que tem uma dificuldade financeira ao acesso de alimentos. Um exemplo, é a famosa farinha de multimistura, que contém ingredientes como casca de ovo triturada, folha de mandioca doce torrada e triturada, semente de abóbora, farelo de arroz, fubá e trigo em uma combinação que fornece a quantidade adequada de proteínas, cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio etc, que pode ser adicionada ao alimento ou bebida de crianças ou consumido puro por adultos, enriquecendo a alimentação, minimizando a ocorrência de distúrbios nutricionais importantes, como a desnutrição e a anemia.
Leia mais

Bruna
23/07/2015, 09:20

até a última gota - Se for cosméticos ...

até a última gota

Se for cosméticos podemos evitar, usando até a última gota. Passando o dedo nas paredes dos recipientes. Se for produtos de escritório usar até acabar, seja lápis, caneta, apagador, até não conseguir mais. Se for água, usar so a quantidade necessária. Gasolina, dividindo carona, fazendo rodízio de carros e motoristas.
Leia mais

Washington
22/07/2015, 22:21

Reutilizar

Hoje, vemos várias marcas ao nosso meio que reutiliza suas embalagens. Como o Guaraná Antártica, Coca Cola retornável. Com a reutilização dessas pets tira do meio ambiente, várias garrafas que demoraria longos anos para se decompor.
Leia mais

Wanise
22/07/2015, 21:42

Reciclagem

Como amo artesanato admiro pessoas que tiram do lixo o seu ganha pão. Na minha cidade existe muitas confecções de roupas de dormir e com os retalhos que sobram vão para o lixo, artesões recolhem esses e fazem tapetes maravilhosos. Esses tapetes, na imagem, são fabricados por artesões da minha cidade
Leia mais

Wanise
22/07/2015, 21:36

Menos detergente

Sou uma pessoa que quando estou lavando louças adoro um detergente. Amo ver a pia com bastante espuma. Hoje, estou diminuindo pois, além de fazer mal ao meio ambiente (minha cidade não tem Estação de Tratamento de Águas Residuais) também preciso economizar no meu bolso.
Leia mais

Wanise
22/07/2015, 21:07

Logística Reversa

A Natura sendo uma empresa que se preocupa tanto com o meio ambiente deveria adotar em parceria com suas consultoras a logística reversa de suas embalagens. Para garantir que todo o material recebido seja realmente reciclado. Conseguindo assim diminuir a emissão de gás carbono e aumentar seu compromisso com o meio ambiente.
Leia mais

Thais
22/07/2015, 16:29

Sou e bisnagas - Sou é uma super in...

Sou e bisnagas

Sou é uma super iniciativa contra o desperdício, pelos motivos que já foram discutidos mil vezes. Mas os produtos que vêm em bisnagas são muito difíceis de utilizar até o final. Eu, particularmente, tenho que cortar a ponta da bisnaga para "lamber" o restante do produto com o dedo.
Leia mais

Luzanéia
22/07/2015, 15:50

Diminuir o uso de absorventes descartáveis

Quantos absorventes descartáveis uma mulher usa em sua vida fértil? Hoje no mercado já existem opções que reduzem o resíduo, como os coletores menstruais de silicone. Um coletor deste tipo pode ser usado por até 10 anos. Porém, muitas mulheres relutam à ideia de terem contato com sua própria menstruação. Talvez pela inexistência de marcas conhecidas pelo grande público que investiram neste tipo de coletor.
Leia mais

Aline
22/07/2015, 15:01

Marca Consciente - a NATURA é uma mar...

Marca Consciente

a NATURA é uma marca que sai na frente quanto ao quesito minimizar esses desperdícios pois a mesma promove ações que ajuda a conscientizar que práticas de reutilização e utilização de forma correta propicia um bem tanto individualmente como também individualmente.
Leia mais

Gabriella
22/07/2015, 15:44

Mudança - Essa palavra me vem a men...

Mudança

Essa palavra me vem a mente pois com o desperdício acontece ocorrerá mudanças sempre,
sendo não promovendo alguma mudança para isso diminuir seja fazendo algo para que se evite o desperdício, ou seja a mudança sempre existirá cabe a cada um decidir se essa mudança será boa ou ruim.
Leia mais

Gabriella
22/07/2015, 15:39

Lave menos seu cabelo

Sou corredora, tenho um blog de corrida para mulheres e acredito muito no empoderamento feminino através do esporte.
Esporte todo dia para todas e teríamos um mundo muito melhor, porém gastaríamos mais água pois mais gente levaraia os cabelos mais vezes.
Eu e minhas amigas lavamos os cabelos todos os dias, e existem momentos onde até acho que consigo tomar banho sem lavar depois de um treino mas ainda não encontrei nenhum produzo que faça uma boa maquiagem nos cabelos.
Minha idéia é criar uma linha de produtos e uma série de reeducação em relação ao uso da água para lavar os cabelos.
Leia mais

Paula
22/07/2015, 13:33

Troca Solidária

O Programa Troca Solidária foi colocado em prática em junho de 2009 no município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A proposta é incentivar o descarte correto do lixo reciclável e, ao mesmo tempo, complementar a alimentação da população e estimular a agricultura local.

http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/troca-solidaria-em-caxias-do-sul-estimula-agricultura-local
Leia mais

Andreia
22/07/2015, 08:26

Reutilizar papel de Avaliações nos outros Setores da Escola

Final de Período Escolar é sempre a mesma coisa. Várias Avaliações em branco, então, por que não reutilizar as folhas de papel na Secretaria como rascunho? Ou então, copiar nos dois lados das folhas.
Leia mais

Wanise
20/07/2015, 14:46

Self service para produtos não perecíveis - Lembra daquela épo...

Self service para produtos não perecíveis

Lembra daquela época em que se comprava produtos de limpeza em caminhões nas ruas, onde o vendedor em geral abastecia o produto em embalagens já reutilizadas? Então, por que não unir esse essa forma com o modelo self service? Cada um leva seu recipiente ate a loja, abastece com a quantidade que achar mais adequada, evitando assim o desperdício e paga pela quantidade que pegou e pronto! É uma forma de incentivar o uso consciente do produto e incentivar a experimentação, afinal cada um pagaria pela quantidade que usou. Esse modelo é aplicável a vários produtos: shampoo, hidratante, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, sabonete....
Leia mais

Patricia
20/07/2015, 01:16

Relações sustentáveis

O Movimento Teia de Vida propõe-se a criar uma plataforma social, que possibilite partilha e geração independente de conhecimento, direcionado para a conquista de autorrealização pessoal e de harmonia social.
Um ser humano mais holístico certamente irá conduzir sua vida de modo mais sustentável em todos os aspectos.
http://www.movimentoteiadevida.com/
Leia mais

Andreia
18/07/2015, 15:35

Consumismo infantil

Em 2013 foi criada uma cartilha para auxiliar os pais e educadores a ensinar as crianças sobre o consumo consciente (alimentação, brinquedos...).É preciso desde cedo ensinar as crianças: http://edukatu.org.br/cats/7/posts/57
Leia mais

Susan
18/07/2015, 12:07

Buscar conhecer

Precisamos buscar conhecer os lugares adequados de descarte de resíduos. Muitas vezes pensamos que eles não existem, mas com com uma rápida pesquisa encontrei, por exemplo, várias formas de descartar os eletrônicos da maneira correta: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/07/saiba-onde-reciclar-seu-telefone-celular-e-outros-produtos-eletronicos.htm.
Leia mais

Susan
18/07/2015, 11:42

Substituir o papel quando der!

Na faculdade eu era daquelas que sempre imprimia os slides para estudar, tirava muuuito xerox e no final do semestre eram pilhas e mais pilhas de papel que, em sua maioria, iam para o lixo :( começei então a levar meu notebook/tablet para a universidade e fazia anotações nele. É bem mais prático, dá para compartilhar as anotações com os colegas e ainda evita os montes de papel!

Minha última aquisição foi um e-reader! Leve, fácil de carregar (o que me estimula a levar sempre comigo e ler mais), cabe vários livros e não usa papel!
Leia mais

Fernanda
16/07/2015, 20:14

Reciclagem e arte

Sou artesã e uma das coisas que gosto muito de fazer é reciclar... sempre estou reutilizando algum papelão, caixa, etc., e combinando com outros materiais. Uso também a reciclagem na decoração da minha casa, como mostra na foto um porta retrato com janela e embaixo uma caixa de fruta!
Leia mais

Susan
16/07/2015, 18:12

Falta de Informação

Acho que a ignorância nos leva a não ter consciência de futuro.
Leia mais

Bruno
16/07/2015, 12:40

Shoppings adotam medidas para reduzir consumo de água

O Shopping Eldorado conta com um projeto-piloto de reuso de água do esgoto, com o reaproveitamento da água da torre de condensação do sistema de ar condicionado para uso em vasos sanitários e na rega do paisagismo.

O Shopping Frei Caneca diz não ter seu funcionamento afetado, graças a medidas adotadas pela administração, como fechamento dos sanitários do 1º e 3º pavimento de segunda a sexta-feira, a diminuição no horário de operação do sistema de ar condicionado e a colocação de quatro reservatórios de cinco mil litros que recolhem água proveniente do terreno para reuso, entre outras.
“Desde a inauguração, há 14 anos, utilizamos sistema a vácuo para acionamento das bacias sanitárias, com isso, podemos dizer que economizamos 369.845.280 litros de água”.

Fonte:
http://www.tempoagora.com.br/sustentabilidade/shoppings-adotam-medidas-para-reduzir-consumo-de-agua/
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/05/1630692-empresas-adotam-medidas-de-reducao-de-consumo-de-agua-diz-estudo.shtml
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 11:33

Menos embalagens, por favor!

Em Berlim foi criado um supermercado em que praticamente tudo é vendido a granel. As pessoas levam suas embalagens (potes, sacolas, garrafas) de casa e enchem com o que precisam. A loja vende sacolas de pano e papel para quem não traz sua embalagem. Achei a ideia fantástica! Hoje até as nossas feiras estão ficando impregnadas com plástico...
Leia mais

Susan
16/07/2015, 18:02

Colgate choca em nova campanha contra desperdício de água

"O que você desperdiça em dois minutos é o que ele tem para viver por dois dias"!

Na imagem, feita para causar impacto e desconforto, um menino sujo e aparentando pobreza segura uma bacia na cabeça e "serve de pia" no banheiro, enquanto a torneira deixa a água correr

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/colgate-choca-em-nova-campanha-contra-desperdicio-de-agua
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 11:37

Excesso de embalagem irrita consumidor!

"Inovações nas embalagens e etiquetas que reduzem o desperdício são muito bem aceitas pelos consumidores, contribuindo para uma boa imagem corporativa e competitividade", diz Gerardine Padbury, analista de consumo. "Reduzir embalagens pode ser uma oportunidade potencialmente lucrativa para o varejo e seus consumidores", conclui a pesquisa.

Veja a pesquisa aqui: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1546670-EI299,00.html

Sobre a polêmica da mexerica descascada e embalada em gomos leia aqui: http://www.buzzfeed.com/clarissapassos/a-polemica-da-mexerica#.jp90QbDQ1P
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 11:09

Sistema de Reciclagem de Garrafas PET na Alemanha

Quando você compra um produto em garrafa PET, você acaba pagando pelas embalagens.
Na Alemanha tem um sistema de reciclagem onde você recebe esse valor de volta através de um sistema automático.
Você economiza e ajuda o meio ambiente!
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 11:02

Sem garrafas plásticas de água e sem sacolinhas!

A cidade norte-americana de São Francisco, na Califórnia, decidiu banir a venda de garrafas de água de uso individual a partir do dia 1º de outubro (2014), depois de votação realizada no começo de março. Anteriormente, o município já havia proibido a utilização de sacolas plásticas.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34407/sao+francisco+proibe+venda+de+garrafas+plasticas+de+agua+.shtml
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 10:57

Leve a sua água!

"Leve sua garrafa de água quando for a academia. Se 1 em 20 freqüentadores fizesse isso a pouparíamos 13 mil toneladas de plástico por ano." (fonte: https://www.facebook.com/autossustentavel/posts/488323927845261)

Mas cuidado com a garrafa que vai usar! Mesmo sendo um hábito ambientalmente correto, reutilizar sua garrafinha de água pode trazer danos à sua saúde!

Saiba mais em http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2875-descubra-os-perigos-de-reutilizar-sua-garrafinha-de-agua.html

Garrafa da foto: Drinkfinity
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 10:30

Não guarde papel, guarde na nuvem!

Usar a tecnologia em benefício do meio ambiente!
Em vez de guardar faturas impressas com os comprovantes, armazenar ambos digitalmente!
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 10:22

Usar sacolas de compras para evitar as sacolinhas de mercado

Ajudam e muito a reduzir o consumo das sacolinhas diminuindo o impacto ambiental!
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 10:19

Leve a sua comida (direito)!

Além de poder planejar o que vai comer e poder se alimentar de forma mais saudável, tendo uma embalagem legal pra seu bentô (pra não dizer marmita), você economiza levando seu lanche, ou seu almoço de casa e evita o uso de embalagens plásticas descartáveis!
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 10:50

Usar os dois lados do papel

Eu não consigo deixar de imprimir apostilas, gosto de escrever, de destacar texto, então, busco imprimir dos dois lados do papel. Ou até mesmo imprimir duas páginas em cada lado...
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 10:16

Falta ATITUDE, mais do que consciência e sobram excessos...

Porque todo mundo sabe que desperdiça, sabe que prejudica a si mesmo e ao mundo e os seres que aqui habitam... Tá, em alguns falta ainda a educação, o conhecimento, e sobretudo a consciência... Mas o que falta mesmo é ter atitude!
Além de diminuir o consumo, falta a coleta seletiva e reciclagem em muitos lugares!
Produtos sem refil.
Faturas, comprovantes, revistas, jornais, apostilas etc. muitos papéis sem necessidade.
Sacolas de compras.
Excesso de embalagens em produtos.
Várias garrafas de água em vez de uma pessoal, como também copos descartáveis.
Grandes porções de comida ou alimentos que não comemos, e que são desperdiçados.
Bagagem a mais que aumenta o gasto de combustível nas aeronaves.
Uso de automóveis quando há possibilidade de carona ou ir caminhando.
Consumismo.
Felicidade no ter e no mostrar e não na experiência.
Precisamos de muito pouco, mas somos induzidos a buscar sempre mais!
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 10:13

Reciclando usando Revistas Naturas

Criação de linda peça Decorativa ou base para abajures. Recortando pequenos, médios e grandes pedaços da revista colando em garrafas de vidro. Trabalho em forma de Mosaico.
Leia mais

Nazaret
15/07/2015, 22:57

Ainda uso muito papel!

Eu ainda recebo faturas e imprimo apostilas, quando poderia usar recursos tecnológicos como um leitor digital e arquivar comprovantes de pagamento na nuvem, ou em hd,..
Leia mais

Carolina
16/07/2015, 10:01

Alimentos naturais

Em casa estamos evitando comer alimentos industrializados.É bom para a saúde e também para o planeta. Percebi o quanto meu lixo reciclável diminuiu depois que comecei a cozinhar mais. Sem contar a economia financeira.
Leia mais

Silvana
15/07/2015, 17:39

ÁGUA

Sinto que as vezes faltam dados e informações para reduzirmos o desperdício; por exemplo, nunca sei o quanto tenho que lavar uma embalagem para envia-la ao recolhimento reciclável, fico pensando se a água que estou gastando não está sendo mais prejudicial do que descartar a embalagem suja. Deveria existir um site onde tivesse todas as informações politicamente corretas para descartes.
Leia mais

Regina
15/07/2015, 15:25

CHUVEIRO HIBRIDO

Acho que deviam lançar uma campanha para a divulgação desse chuveiro.
Poucas pessoas conhecem...mas existe um chuveiro híbrido, pra quem tem aquecimento solar é ótimo.
Funciona assim: o inicio do banho que seria de água fria é aquecida eletricamente pelo chuveiro, conforme a aquecida vai chegando ele vai automaticamente desligando o elétrico e fica somente a agua do aquecimento.
Acho ótimo, assim aproveitamos toda a água na hora do nosso banho.
Leia mais

Regina
15/07/2015, 14:44

Reduzindo o desperdício - Para reduzir o desperd&ia...

Reduzindo o desperdício

Para reduzir o desperdício, trabalho nas pequenas coisas do dia-a-dia. Sempre quando faço compras, procuro por produtos com reduzida quantidade de embalagem, e quando compro frutas, verduras e legumes, nunca as coloco em sacolas plásticas individuais. Levo sempre minha sacola retornavel ao supermercado, e no próprio caixa procuro deixar as embalagens extras. Mesmo assim, ao final da semana há um acumulo enorme de resíduos recicláveis em minha residência, entre embalagens de alimentos (plástico, palelao, garrafas, etc), e caixas de cosméticos, remédios, embalagens de revistas, entre outros. Sempre ao final da semana, faço uma reflexão do tanto que gerei, e onde posso reduzir, encontrando alternativas de produtos e hábitos de consumo diferenciados!
Leia mais

Luiza
15/07/2015, 12:49

Restaurante Zero Waste

Mais do que um restaurante/ cafeteria/ padaria "zero waste", o Silo, localizado em Brighton/ UK, é um local que preserva o formato artesanal de preparo dos alimentos. Seja ao comprar de pequenos fornecedores locais, utilizando técnicas de fermentação natural para o preparo de seus prórios refrigerantes, cidras e cervejas ou ao oferecer um menu de pequena variedade mas grande qualidade. Além de tudo isso, os restos de alimentos são levados a uma composteira a qual é utilizada na produção de novos alimentos. Acho que o conceito do Silo resume o que entendo por redução do desperdício: economia circular (o lixo vira insumo para o preparo de nova matéria-prima), redução do consumo (para qùê um cardápio extenso se posso ter poucas variedades que atendam o meu paladar) e valorização da simplicidade (compra-se somente o necessário de fornecedores locais e o preparo se faz utilizando técnicas artesanais ou pré industriais no preparo).

http://silobrighton.com/
Leia mais

Cinara
15/07/2015, 09:17

Pote de sorvete ou Tupperware? - Produtos que economizam e...

Pote de sorvete ou Tupperware?

Produtos que economizam e estão presentes nas casas. Quando você vai ao supermercado ou a padaria e traz um sorvete, depois de consumido ele pode virar uma Tupperware.

Diminui gastos e ajuda o ambiente.
Leia mais

Tatiane
14/07/2015, 19:43

Sanitários japoneses

No Japão, é muito comum encontrar sanitários como este da foto, e já são bem antigos por sinal.
Funciona da seguinte forma, a torneira que enche a caixa acoplada fica do lado de fora e você pode utilizá-la para lavar as mãos.
Com isso, a água que você usou para lavar as mãos é reaproveitada para dar a próxima descarga.
Uma das melhores armas contra o desperdício, são soluções práticas em que ninguém tem a desculpa de que dá trabalho.
No caso do Japão, além de reaproveitar água, essa solução também ajuda com a falta de espaços.
Leia mais

Patricia
14/07/2015, 14:26

Consciência é a maior inspiração! - Ainda desconheço a...

Consciência é a maior inspiração!

Ainda desconheço alguma ferramenta ou organização, por isso me inspiro pela minha própria consciência e tento inspirar os outros ao meu redor.
Leia mais

Camila
14/07/2015, 09:55

Contra o consumo exagerado! - Em casa sempre buscamos m...

Contra o consumo exagerado!

Em casa sempre buscamos melhorar a nossa qualidade de vida com a redução de desperdício. Comemos legumes com casca, utilizamos água da máquina de roupa para lavar alguns ambientes da casa, utilizamos água do chuveiro na privada, fechamos a torneira na hora de escovar os dentes e lavar louça, usamos a lava louças para grandes quantidades e usamos as roupas mais de uma vez.
Leia mais

Camila
14/07/2015, 09:53

Desperdício de comida - Tenho me policiado muito ...

Desperdício de comida

Tenho me policiado muito para combater o desperdício de comida em casa, usando comidas que estão para vencer, evitar de compras produtos no impulso da promoção se não vou utilizar tão cedo, comer cascas de legumes e usar para adubar.
Leia mais

Camila
14/07/2015, 09:46

Educação - O que falta nas pessoas &...

Educação

O que falta nas pessoas é a educação. Pouco se ouve falar nas escolas, no trabalho e em casa sobre desperdício. Na mídia escutamos sempre sobre sustentabilidade, mundo melhor e gastar menos água, mas quando há a necessidade de controlar o desperdício, poucas pessoas estão dispostas á mudar e fazer melhor, pelo simples fato de estar cômodo como está. o Brasil precisa de campanhas educativas, e não somente chamadas que não dizem nada. Campanhas que entendem o dia a dia das pessoas, e tire o egoismo e o comodismo da vida delas.
Leia mais

Camila
14/07/2015, 09:42

Uma gotinha num oceano de gotas

Ouço o barulho daquela gota esporádica de água caindo da torneira ou do chuveiro, apenas uma gota pode-se pensar, mas quantas não foram as gotas ao longo dos dias? Por que apenas não apertei para fechar? Por que não troco essa torneira?

O que me dizem do excesso de plástico e papel que embrulham as encomendas? A cada chegada de um novo item todos podem saber pela quantidade de embrulho que será descartada.
Leia mais

Nilma
14/07/2015, 06:48

E como conter o desperdício?

Analisando um pouco a questão do desperdício, vejo que vamos falar primariamente de duas causas principais e duas principais soluções, que seriam:

Causa 1: Materiais e recursos que são descartados após o uso em sua função principal (ex.: Embalagens)
Causa 2: Utilização de maior quantidade de recurso para um fim que o necessário, seguido pelo descarte do excedente

Solução 1: Reaproveitamento e Reciclagem de materiais e recursos;
Solução 2: Contenção da utilização desses recursos

Embora eu acredite que qualquer uma das soluções possa ser utilizada para cada uma das causas, aqui vou falar um pouco mais da causa 2, e da solução 2, como ilustrado pela imagem acima, de um restaurante no mato grosso, que cobra a mais caso o cliente não consuma toda a comida que colocar no prato.

A primeira questão que quero levantar é: O que nos leva ao excedente desnecessário, exemplificado nesse caso por pegar mais comida que conseguimos comer? Tendo a pensar que é uma questão bastante intrínseca a nossa cultura e comportamento, visto que está presente até mesmo em ditos populares famosos do tipo "É melhor sobrar do que faltar" ou "é melhor pecar pelo excesso". Sendo assim, como podemos mudar essa cultura?

E o outro ponto é: De que outras formas podemos frear esse excesso, que não sejam medidas punitivas como a exemplificada na imagem?
Leia mais

Caio
14/07/2015, 00:01

Pisos de Caquinhos

Ainda hoje, é comum ver em casas mais antigas os pisos de cacos de cerâmica vermelha. Não sei se todos conhecem a história dessa decoração clássica de pisos em São Paulo (que vocês podem ver por completo no vídeo ou aqui: https://eleganciadascoisas.wordpress.com/2011/06/21/a-historia-do-piso-de-caquinhos-das-casas-paulistas-2/ ), mas ela surgiu de um aproveitamento muito criativo de descartes da fábrica de cerâmica!

Resumidamente, a historia é a seguinte: durante o processo de produção e transporte, era comum que as peças de cerâmica produzida se quebrassem ou trincassem, sendo que todo esse material danificado era descartado pela fábrica. Em certo momento, funcionarios da fábrica, que não podiam pagar pelas peças inteiras, solicitaram recolher as peças quebradas do descarte para aplica-las nas obras de suas casas. Em certo momento, essa aplicação se tornou um sucesso tão grande que os caquinhos passaram a ser vendidos pela fábrica, e no auge se esgotaram, levando a fábrica a quebrar voluntariamente as peças inteiras para vendê-las mais caro como caquinhos.

A história é muito interessante e inspiradora, mas as reflexões que quero levantar aqui para discutirmos e levarmos conosco para a próxima fase de ideaçao são:

- Como podemos utilizar de forma criativa outros materiais desperdiçados, tornando-os utilizáveis?

- Como tornar refugos e descartes atraentes o suficiente para que chamem a atenção e possam ser até mais valorizados que o produto integro?
Leia mais

Caio
13/07/2015, 23:39

Os Vegetais Inglórios

No ano passado, a rede francesa de supermercados Intermarché criou uma campanha, "The Inglorious Vegetables", para chamar a atenção com relação ao desperdício de alimentos, jogados fora antes mesmo de chegarem ao ponto de venda por não se enquadrarem nos padrões estéticos esperados (ditadura da beleza para legumes??? hahaha)

Nessa ação, os vegetais "feios" ganhavam suas próprias gôndolas, eram classificados de forma diferente na nota e custavam 30% a menos. Nem é preciso dizer que a campanha foi um sucesso, e trouxe benefícios a todos os envolvidos: Os produtores lucraram com algo que seria descartado, o mercado observou um aumento na movimentação interna, os clientes economizaram e ainda por cima um assunto tão importante como esse foi trazido a tona e gerou discussão relevante na sociedade local e em redes sociais!

Vocês podem ver mais sobre a campanha no vídeo acima, mas eu convido também a uma reflexão: Quanta comida será que estamos desperdiçando por alguma característica estética que compromete pouco ou nada a qualidade do produto?
Leia mais

Caio
13/07/2015, 23:18

maquinas de coleta de recicláveis - Em uma viagem, vi no aero...

maquinas de coleta de recicláveis

Em uma viagem, vi no aeroporto internacional de Frankfurt uma máquina de coleta de garrafas Pet. Você colocava a garrafa e escolhia receber alguns centavos ou doar.
Adorei a ideia e acredito que é super válido postos de coleta como estas máquinas. Você já visualiza o quanto foi arrecadado com a sua ação.
Leia mais

Renata
13/07/2015, 20:48

Ações para redução de desperdício - Adoro essas aç&oti...

Ações para redução de desperdício

Adoro essas ações para reduzir o desperdício de maneira inteligente, quando lembrar de outras coloco nos comentários ;)

Horta com adubo gerado a partir de resíduos:

http://vejasp.abril.com.br/materia/telhado-shopping-horta/

Do prato ao prato com Instituto Guandu e Hotel Hyatt

http://institutoguandu.com/2015/04/10/horta-do-chef-no-hotel-grand-hyatt-sao-paulo/

Voluntários consertam objetos (resistência a obsolescência programada)

http://www.hypeness.com.br/2014/07/o-conceito-de-cafe-em-que-voluntarios-consertam-desde-uma-geladeira-ate-uma-boneca/

Uma marca de óculos que utiliza os próprios resíduos para produzir novos óculos

https://vimeo.com/91363761

Leia mais

Fernanda
13/07/2015, 19:11

Uma nova era para a ecologia

Eu acredito que a ecologia como conhecemos hoje vai passar por uma grande e importante transformação. Hoje, não bastam mais os 3R's. Para minimizar o impacto ao meio ambiente, vamos ter que repensar e recusar os velhos hábitos. Vamos ter que levar nossas próprias embalagens no supermercado, deixar de utilizar descartáveis e reaprender a fazer muitas coisas em casa. E é possível, já tem gente fazendo isso!

"Pra que você precisa do que não precisa?" Adoro essa indagação da linha Sou, ela resume tudo. Pra que a gente precisa de 2, 4, infinitas palhetas de sombras de tom neutro? Pra que a gente precisa comprar 50 blusinhas que custam R$10,00 e duram 2 lavagens? Pra que a gente precisa que tudo venha embalado individualmente?
Leia mais

Fernanda
13/07/2015, 19:00

uso de embalagens maiores, refis... - Infelizmente muitas empre...

uso de embalagens maiores, refis...

Infelizmente muitas empresas optaram em reduzir as suas embalagens, devido ao aumento de pessoas que moram sozinhas ou mesmo uma forma de vender menos produto com o mesmo preço do anterior, que era maior. Porém dessa maneira, gastamos maior quantidade de material de embalagem. Portanto, para reduzir a quantidade de material de embalagem o ideal seria trabalhar com embalagens maiores e mais produto. Outra forma de redução seria os refis, ou mesmo como um mercado na Alemanha, onde os consumidores levam a embalagem e os itens são vendidos com uso de dispensers.
Leia mais

Renata
13/07/2015, 18:51

Desperdicio de alimentos em restaurantes de empresas - Em uma das empresas que t...

Desperdicio de alimentos em restaurantes de empresas

Em uma das empresas que trabalhei havia campanha de redução de desperdício de alimentos. Os alimentos eram muito bem preparados e a campanha era intensa entre os funcionários. De tempos em tempos, era colocado um pallet com a quantidade de alimentos descartados no período.
Os restos dos alimentos eram destinados a um minhocário.
Leia mais

Renata
13/07/2015, 18:43

Banho!

Infelizmente, desperdiço água durante o banho. O tempo do meu banho é de aproximadamente uns 15 minutos e não consigo reduzir o tempo, ou deixar a torneira fechada enquanto lavo o cabelo por exemplo. Preciso ficar atenta nesse hábito que é muito ruim.
Leia mais

Gabriela
13/07/2015, 16:18

Capsulas de café

O grande desperdício que observo no meu dia a dia é o de plástico das capsulas de café. Elas viraram moda, são muito gostosas, mas o tanto de plásticos (mais de um tipo) e metal (sim, em algumas capsulas tem metal dentro) me desanima de usá-las com frequência. Há vídeos e fotos na internet ensinando como transformá-las em algo novo, mas isso é pra quem gosta de trabalhos manuais (o que não é o meu caso). Toda marca deveria ser responsável pelo lixo/resíduo que produz.
Leia mais

Ricardo
13/07/2015, 16:14




Exibindo 0 ideias de 20

Carregar Mais
Imagem Blog

Entenda Jornada SOU

Novas ideias, novos hábitos e um novo pensamento sobre o desperdício.

Leia mais no Blog

Imagem Blog

Como funciona a fase de VOTAÇÃO?

Queremos explicar para vocês mais sobre a importância dessa fase e como podemos participar!

Leia mais no Blog