Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Como podemos ampliar a sua experiência com cosmético por meio da personalização?

Entenda Siga
21/10
INSPIRAÇÃO
69 IDEIAS
16/11
IDEAÇÃO
81 IDEIAS
18/01
VOTAÇÃO
74 IDEIAS
25/01
ENCERRAMENTO
 
Nesta etapa queremos mergulhar no universo da personalização, customização e do "faça você mesmo". Esta é uma fase de divergência onde queremos explorar e entender diferentes aspectos deste desafio. Traga o seu olhar, as suas experiências e a sua opinião sobre este tema nos mais diversos campos da sua vida.

Linha de cosméticos "Orgulhos do Brasil"

Curtir Comentar (0) Construir a partir disso Compartilhe

Sempre me considerei nacionalista e, ao viajar para estudar inglês por 8 semanas no Canadá, descobri o que significa "síndrome de vira lata" que o brasileiro costuma ter. Simplesmente eu tentara levar algo na mala para presentear minha "família adotiva de aluguel" (homestay), mas só fiquei com as opções "Havaianas" e o creme para mãos Natura Ekos Castanha... Os Brasileiros (e empresas) não pensam em exportar a "marca Brasil". Para ser assertivo elencarei minha proposta para o Natura Cocriando em bullets:

- Criação da linha de cosméticos "Orgulho do Brasil", que agregaria os aromas atuais em embalagens especiais. Não há necessidade de gastos pesados em P&D para o que almejo.
- A grande ideia é colher assinatura de grandes nomes brasileiros da arte, como Francisco Brennand (escultor), Tufi Duek (estilista), Sebastião Salgado (fotógrafo) para embalagens que representem regiões ou ícones do Brasil.
- As embalagens, nomes dos itens e artes seriam uma homenagem a figuras e locais ao mesmo tempo fortes no Brasil e no exterior. Exclusão automática de "o bandeirante paulista" (desconhecido fora de SP) e do "Caboclo de Lança" (desconhecido fora de PE).
- Dentro do cocriando as pesquisas de força dos produtos regionais seria de responsabilidade de CNs. Exemplo: no NE fazer uma embalagem alusiva à sombrinha do frevo (mas não uma brega cópia de sombrinha) é aderente fora de PE? Um berimbau com certeza é aderente.
- Anotem aí: a 1a. ideia é um berimbau assinado por um artista da BA ou NE, de preferência.
- Romero Brito já assinou algo assim?
- Pelé assinou algo? Zico? Futebol sempre será algo recorrente!
- Produtos com apelo regional teriam pricing menor que os de apelo nacional. Maior pricing seriam itens com apelo mundial.
- Para acelerar o P&D dos aromas x nomes dos itens da linha, façam analogia com o que a rede de varejo Riachuelo fez: parcerias com estilistas famosos para lançamento de roupas dentro da própria rede, como Tufi Duek e Daslu. É como se a linha Orgulho do Brasil fosse uma série especial de toda a linha Natura. Para dar alma à essa série a sugestão é fazer o que as Havaianas fazem: parcerias com o Instituto Ipê.
- Aliás, não fazer um item "Havaianas" será um erro mortal depois de minha ideia. Sem pensar no design da sandália, mas na textura/relevo do solado Havaianas = embalagem com textura. Heineken fez isso recentemente com suas latas no BR.
- A Química Amparo com sua principal marca Ypê adoraria fazer uma parceria assim. Só não foram procurados. É um exemplo de empresa nacional guerreira que dá orgulho aos brasileiros. No caso dela a parceria seria fazer uma linha do Natura SOU especial para a marca YPÊ. Nesse item minha ideia pode virar uma 2a ideia porque há muitos detalhes intrínsecos aqui a serem desmistificados numa nova linha ou até joint venture com eles (idem Nestlé x Fonterra = Dairy Partners Americas, Nestlé x Coca = Nestea, Nestlé x L'Oréal = Inneov, Daimler-Benz x Swatch = Smart, Bauducco x Hersheys, Bauducco x Kellogg´s).
- Lampião e Maria Bonita seriam automaticamente correlacionados à linha Amó. Nada mais rápido e fácil a Natura adotar essa microideia dentro de minha ideia.
- Rio de Janeiro seria outra embalagem/nome. Pantanal e Amazônia também.
- Todas as embalagens teriam 30ml para padronizar as linhas de produção e percepção do consumidor. Kits seriam criados com 3 itens de cada.
- CNs do Nordeste teriam promoções especiais dos itens nordestinos. Idem outras regiões do país.
- Kits exportação seriam criados para venda fora do brasil ou para CNs venderem aos gringos.
- Todas as embalagens teriam pequenos textos em inglês e espanhol no verso para a mensagem subliminar: "CNs do Brasil - este produto é mundial". Como falei essa linha tem que trabalhar a síndrome de "vira lata".
- Dois dos produtos seriam a cana-de-açúcar e o café, produtos permanentes de exportação e que o mundo inteiro remete ao BR.
- Além de perfumes, temos que fazer necessaires para viajantes com kits mini dessa linha... (fim).

Por
Juan Maiko

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários

Imagem Blog

Entenda a Jornada Do Meu Jeito

Saiba mais sobre como funciona a Jornada Do Meu Jeito!

Leia mais no Blog

Imagem Blog

Como funciona a fase de VOTAÇÃO?

Queremos explicar para vocês mais sobre a importância dessa fase e como podemos participar!

Leia mais no Blog