Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Como a Natura pode ampliar o nosso Bem-estar?

Entenda Siga
04/03
INSPIRAÇÃO
44 IDEIAS
01/04
IDEAÇÃO
119 IDEIAS
09/06
Votação
124 IDEIAS
23/06
ENCERRAMENTO
 
Conheça as ideias propostas nesta jornada e vote nas que você mais gostou!

Pra que eu sirvo?

Curtir Comentar (0) Construir a partir disso Compartilhe

Pensando num problema pessoal, surgiu a ideia de um projeto social. Hoje aos 36 anos, estou prestes a realizar um dos meus sonhos que é a formação profissional. Em 2012 consegui uma bolsa de estudos e pude finalmente ingressar no ensino superior, escolhendo o curso com o qual eu mais me identificava e continha disciplinas que eu realmente tinha vontade de aprender (Publicidade e Propaganda). Mas prestes a me formar, ainda tenho dúvidas pois existem vários caminhos que posso seguir. Ao contrário de grandes mentes que conseguiram descobrir seu talento cedo, na infânicia ou na juventude, eu como a maioria das pessoas, demorei. Alguns passam pela vida, trabalhando com o que não gostam (infelizes) por terem apenas que sobreviver, e nunca chegam a descobrir um propósito real para suas vidas. Pensando em todas essas pessoas que muitas vezes são infelizes por desenvolverem trabalhos apenas por necessidade, surgiu a ideia Praquesirvo. Seria um projeto, que a princípio poderia ser implantado nas escolas na fase do ensino médio, mas a ideia é principalmente ajudar as pessoas não importa a idade a descobrirem seus verdadeiros talentos para terem uma vida mais feliz e com mais realizações. Ao ingressar no projeto a pessoa deveria passar por uma espécie de triagem psicológica que seria composta de: entrevistas, testes psicológicos (vocacionais), aconselhamentos e encaminhamentos. Essa seria a etapa onde a pessoa encontraria possibilidades, com as quais tivessem identificação e assim poderiam seguir para se aprimorar nas áreas em que se mostrasse mais interessada, motivada e feliz em realizar. Feito a triagem na etapa seguinte, haveria uma espécie de curso introdutório (em média 6 meses) onde teríamos algumas opções a seguir, por exemplo: ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS --> aulas de artes e fotografia, aulas de moda (desenho e tendências) e artes plásticas.
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS --> matemática financeira e introdução à engenharias (construção civil, ambiental). Nesta etapa a pessoa poderia sentir exatamente a área que poderá ingressar e definir se é ou não a carreira que vai querer seguir para a vida. Após a conclusão dessa etapa seriam oferecidos cursos livres mais estruturados com duração de 01 ano que serviriam de base para a profissionalização. Essa etapa antecede o ingresso na universidade ou ainda, dependendo de cada situação, o curso técnico. Aqui também seriam inclusos 03 disciplinas para completar essa preparação: Línguas, Mercado de Trabalho e Informática (Hardware, software). Com essa preparação, ao ingressar na universidade ou curso técnico a pessoa já teria conhecimento em outra língua além, teria noções de como funciona o mercado de trabalho e como se comportar nele além de ter um bom conhecimento em informática, extremamente necessário a todos nos dias de hoje. Essas três últimas disciplinas também poderiam, de forma isolada estar disponíveis para a população que não pode pagar para ter esse tipo de preparação, e não apenas aos participantes do projeto. É claro que muitos jovens ingressarão e ficará mais fácil decidir sua carreira profissional mas o intuito é atingir aquelas pessoas que tem vontade de evoluir, aprender e transformar sua realidade através dos estudos, mas não sabem exatamente por onde começar. Acredito que esse projeto poderia ajudar as pessoas, exaltando suas habilidades, fazendo com que fossem mais felizes e mais realizadas em seu dia a dia.

Por
Monica Bezerra Rodrigues

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários

Imagem Blog

Entenda a Jornada Bem-Estar

Conheça mais e participe! Envie sua ideia!

Leia mais no Blog

Imagem Blog

Como funciona a fase de VOTAÇÃO?

Queremos explicar para vocês mais sobre a importância dessa fase e como podemos participar!

Leia mais no Blog