Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

SxSW: o maior festival criativo do mundo

28 de Março de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Sabe aquele tipo de evento onde acontece tanta coisa ao mesmo tempo que você até fica atordoado? A vontade é de querer estar em todos os lugares para não perder nenhum pedaço da programação. Assim é o South by Southwest (SXSW), festival que acaba de chegar a sua 30ª edição, em Austin, Texas.
 
Conhecido como o principal ponto de encontro de gente criativa do planeta, o evento reúne pessoas de todos os tipos para apresentar e discutir as mais diversas tendências em mídias interativas, música e cinema.  Na edição comemorativa deste ano, encerrada no último dia 20/03, até o casal Obama marcou presença por lá.
 
O presidente dos Estados Unidos usou seu espaço na abertura do festival para convidar o público de mais de 30 mil inscritos a mobilizar suas ideias a favor da ampliação da participação política dos cidadãos e no combate ao aquecimento global. Já a primeira-dama Michele Obama teve um painel dedicado à igualdade de gênero, uma das principais temáticas desta edição.
 
Não foi a toa que o SXSW® ganhou tanta notabilidade a ponto de atrair as maiores autoridades do país para sua programação. Dividido em três sub-eventos - o SXSW® Interactive (de mídias interativas), o SXSW® Music (de música) e o SXSW® Film (de cinema) – o festival  surgiu em 1987 com a proposta de ser uma vitrine de novos talentos nessas diferentes frentes e conseguiu tornar-se o berço de bandas, projetos e produtos que alcançaram fama mundial.
 
Foi lá que, em 2007, uma novíssima rede social chamada Twitter foi lançada. Nesses 30 anos, já passaram pelo SXSW® alguns dos principais nomes do cenário digital, como o ativista Edward Snowden, o criador do Wikileaks, Julian Assange, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que andou por lá quando ainda não tinha tantos seguidores na sua rede social.  Quando o assunto é música, o SxSW também é vanguarda. Quando a Internet ainda nem havia se popularizado, foi em um palco de Austin que um pai colocou os seus três filhos para tocar e apresentou ao mundo o fenômeno pop Hanson. O festival ajudou na descoberta de outros nomes como Franz Ferdinand, The Strokes e The White Stripes.
 
Colaboração em rede e tendências para 2016
Se em outros eventos a proposta é apresentar um balanço do que foi realizado no ano anterior e proteger os segredos da concorrência, no SXSW® as pessoas estão preocupadas em falar sobre o que estão fazendo agora, para tentar atrair o máximo de interessados nas suas ideias e, quem sabe, reunir colaboradores que possam contribuir com sugestões e conhecimento para o projeto. Uma proposta que se conecta com tudo o que a gente vem falando sobre cocriação, não é mesmo?
 
São milhares de debates, apresentações de ideias, sessões de cinema e shows acontecendo ao mesmo tempo e cada participante tem a liberdade de decidir qual roteiro quer seguir.  A convergência é uma palavra chave em todo o evento. Isso porque há sempre a busca por promover o contato de pessoas com diferentes formações e experiências com projetos multidisciplinares. A ideia é misturar filme com tecnologia, culinária com biologia, química com física e dessa forma desenvolver projetos e produtos cada vez mais diversificados.
 
Na edição de 2016, foram muitos os temas e tendências que ganharam os galpões e palcos de Austin. Confira alguns deles:
 
Comércio conversacional (conversational commerce) – uma tendência marcante no SXSW® foi a evolução do uso da fala  nas interações com marcas e empresas. A Amazon escolheu o local para apresentar algumas novidades do seu sistema de comando de voz Alexa, que já permite, por exemplo, que o usuário troque a música de uma playlist sem tocar em nenhum botão, apenas falando com o aparelho. Em Austin, a Amazon apresentou sua parceria com a Capital One, que permite aos clientes Alexa usar dispositivos como o Echo, Dot e Tap para manter suas finanças em ordem. Em resumo, com o novo aplicativo um usuário pode simplesmente afirmar que quer pagar sua fatura de cartão de crédito, o comando de voz será processado pelo aparelho e o pagamento será realizado.
 
Museus do futuro – o tempo e o descaso têm nos feito assistir à perda de alguns locais que são considerados patrimônios da humanidade. A tecnologia nos permite preservar e vivenciar esses locais de uma forma nunca antes imaginada. Esse é o projeto da Cyark apresentando no SXSW®. São esforços para usar a tecnologia de digitalização 3D para preservar digitalmente espaços que são patrimônio mundial.
 
Discussão de gênero – a paridade de gênero entre homens e mulheres ganhou os painéis do SXSW® desse ano. Houve um dia totalmente dedicado à discussão do assédio online, especialmente em games. Outros temas como o movimento feminista e sua influência no marketing tiveram painéis, contando, inclusive, com a participação das brasileiras do Think Olga.
 
O evento mal acabou e nós já estamos animados para saber o que vem por aí no próximo South by Southwest® .
 
Saiba mais
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários