Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

As mulheres no centro do CreativeMornings SP

18 de Outubro de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

A transparência foi o ponto de partida para uma discussão sobre direitos das mulheres na edição de outubro do CreativeMornings SP. A jornalista e ativista Juliana de Faria, fundadora da ONG Think Olga, comandou um bate-papo sobre questões de gênero, feminismo e mídia.
 
Todo mês o CreativeMornings traz um assunto diferente para inspirar pessoas criativas em um café da manhã descontraído. Desta vez, a agência Garage foi a anfitriã do evento, que contou mais uma vez com a participação do músico Cris Romagna, apresentando uma canção inédita inspirada no tema da edição.
 
Para falar sobre Transparência, Juliana de Faria lançou um olhar sobre como a mídia aborda temas relacionados à mulher. Formada em jornalismo, ela se especializou em jornalismo feminino, mas percebeu que os veículos preferiam focar em temas como beleza, arquitetura e casa, enquanto evitavam tratar de questões mais profundas e caras ao público feminino, como assédio, estupro e outras opressões.
 
Com este olhar, e impactada por um assédio exibido na televisão como se fosse piada, Juliana lançou a campanha Chega de Fiu Fiu, um mapa colaborativo para mulheres compartilharem experiências de quando foram assediadas em locais públicos. A ideia era tirar de baixo do tapete essas vivências para que elas pudessem passar a ser discutidas e compreendidas pelas pessoas. Aí está o link com a transparência. A Chega de Fiu Fiu ganhou enorme repercussão, seguida depois pela campanha #meuprimeiroassedio, que também convidava as mulheres a contarem suas primeiras experiências de assédio, muitas delas ocorridas quando ainda eram crianças ou adolescentes.
 
Esse movimentos deram origem à Think Olga, uma ONG dedicada ao empoderamento feminino por meio da informação. As ações da organização têm por objetivo aumentar a representatividade das mulheres na mídia, trazendo a tona questões relacionadas ao cotidiano feminino, que é muito complexo, e também colocando mais mulheres como fontes em matérias e entrevistas sobre os mais diversos temas. O relato completo do CreativeMornings de outubro você confere no blog do Tales Gubes.
 
Curtiu a proposta do evento? O Cocriando Natura é parceiro do CreativeMornings SP. Aqui no nosso blog você fica por dentro dos temas e datas das próximas edições. Fique ligado para confirmar sua presença!
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários