Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Conheça as iniciativas da nossa rede

8 de Dezembro de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

A gente lançou um chamado pra nossa rede e ela nos retribuiu com várias iniciativas inspiradoras. Perguntamos quais projetos colaborativos e ações sociais os nossos cocriadores andam desenvolvendo por aí e descobrimos que tem muita coisa legal rolando. É tanta coisa que não vai caber em um post só. Se liga na primeira parte da nossa seleção de projetos da rede do Cocriando e aguarde por mais novidades aqui no nosso blog.
 
Mulheres em destaque
 
A gente abre a nossa seleção com o Las Abuelitas, um espaço para empoderar a mulher artista criado pela cocriadora Priscilla Cruz. O site serve como uma vitrine para a mulher artista que quer divulgar e compartilhar o seu projeto. Há muita troca de informação, com produção de conteúdos específicos e o incentivo para a formação de redes de cooperação artística entre mulheres.  “Noto a ausência de mulheres na história da arte e no mercado de trabalho. Sou atriz e senti algumas dificuldades por ser mulher também. Esse conjunto de fatores me inspirou a criar o site”, destaca Priscilla. Muito bom, né? Se você é mulher e tem alguma produção artística já pode se juntar a mais uma rede.
 
O protagonismo da mulher também serve como um incentivo para a cocriadora Amanda Lima, que participa do Protagonismo em 123. A organização sem fins lucrativos tem os objetivos de empoderar meninas e mulheres carentes que vivem em extrema pobreza nas periferias e desenvolver líderes comunitários que possam atuar nas diversas comunidades de São Paulo. “Escolhi empoderar mulheres por causa da vulnerabilidade delas, principalmente em comunidades carentes, e capacitar e fortalecer as lideranças comunitárias para que seja possível resolver questões complexas capacitando os líderes e criando uma agenda comum para discutir e criar políticas públicas que realmente resolvam problemas”, explica Amanda. Achou a proposta inspiradora? Dá pra entender mais sobre ela clicando aqui.
 
Educação
 
A educação vem com força entre as iniciativas comandadas por nossos cocriadores. A Paola Bernardi nos apresenta o projeto Design – ED, que propõe a escuta de crianças matriculadas na educação infantil e no ensino fundamental para compreender o que elas esperam do processo de aprendizagem, gerar dados para elencar os problemas e potencialidades e, desta forma, poder aprimorar a experiência escolar. A ideia surgiu do diálogo com educadores, pesquisadores e instituições do setor. “Percebi que fala-se muito em escuta e protagonismo das crianças e não se tem claras abordagens para a ação. A ideia é testar um modelo de escuta e coleta de informação muito simples, com vídeos, já que muitas crianças ainda pequenas estão familiarizadas com o meio”, destaca Paola. O Design – ED é um dos projetos que integram o B-sides Learning Experience, uma iniciativa que pensa soluções criativas em educação e levou o 3º lugar na Maratona de Negócios Sociais da Campus Party em 2016. Quer saber mais? Acessa aqui
 
Sustentabilidade e cultura
 
A cocriadora Nancy Takeshi fecha a nossa seleção apresentando dois projetos de uma vez. O primeiro chama-se EHCOLETA, projeto de sustentabilidade que objetiva contribuir para a coleta seletiva nas cidades, incentivando práticas sustentáveis de reciclagem. “O projeto surgiu a partir de um desafio durante um fim de semana de workshop sobre Desing Thinking. Nosso grupo, formado por cinco pessoas criativas, pegou o tema de sustentabilidade. Acabamos premiados e saímos com a ideia de criar uma startup”, explica Nancy.
 
A ideia do EHCOLETA é estimular a doação de lixo, com a estruturação de uma rede de logística que possibilite o recolhimento e reciclagem desses materiais, gerando renda para populações carentes envolvidas nesse processo. Atualmente, o projeto está em fase de aprimoramento. “Estamos em um processo de pesquisas e buscando empresas aceleradoras e padrinhos para o desenvolvimento do projeto”, afirma.
 
E a Nancy não fica parada. Outra iniciativa comandada pela cocriadora é o Projeto Cultural Cantos do Brasil, uma exposição literária e fotográfica que quer reunir autores e fotógrafos de diversas regiões do Brasil, com o propósito de divulgar, valorizar a preservar a pluralidade cultural do país. De acordo com a Nancy, a ideia é “colaborar para a ampliação e aprofundamento da compreensão que o cidadão tem de si e da região que mora”. Quando sair do papel, a proposta é rodar pelas capitais do país com uma exposição itinerante. Muito legal, né? Se liga na página do projeto pra saber mais.
 
Gostou das iniciativas da nossa rede? Dá o seu pitaco aí nos comentários. E fica ligado porque vem aí uma segunda parte desse post, com mais projetos inspiradores.
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários