Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

O que você faria se tivesse 1 hora a mais por dia?

9 de Junho de 2015

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Namorar, jogar videogame, correr no parque, ler aquele livro que está parado na estante... A pergunta que dá título a este post pode parecer extremamente fácil de ser respondida. Porque, claro, a maior parte das pessoas responderia de imediato algo delicioso.
 
A questão primordial aqui, que se esconde por trás de uma pergunta que parece roteiro de ficção científica, é: o que você faz com cada uma das 24 horas do seu dia? Ganhar 1 hora a mais no dia é ter apenas mais 60 minutos. Se você não consegue administrar direito o tempo que você já tem, é muito provável que esta 1 hora extra fosse rapidamente consumida em uma tarefa rotineira, sem perceber.
 
E logo, lá estariam as pessoas pedindo por um dia de 26 horas.
 
Quando confrontado com a questão do nosso post para a Revista da Cultura o cartunista Adão Iturrusgarai foi bastante honesto. “Gostaria de fazer tudo com menos velocidade para poder desfrutar mais de cada coisa que faço, mas, na verdade, acho que não conseguiria, porque sou muito ansioso. O único fator que me impede de fazer isso, além da ansiedade, é a própria falta de tempo”.
 
Os especialistas em gestão do tempo costumam dizer que a “falta” de tempo é uma expressão enganosa. O tempo não nos falta. Continuamos tendo 24 horas no dia. Não temos um DeLorean como aquele do filme “De Volta Para o Futuro” à nossa disposição – portanto, não podemos dominar o tempo. Mas com certeza está em nossas mãos a possibilidade de escolher o que fazer com ele, conciliando vida pessoal, cultural, profissional.
 
Quando questionada, também pela Revista da Cultura a respeito desta suposta 1 hora extra no dia, a editora de moda e apresentadora Lilian Pacce, diz claramente que, se tivesse mais tempo, não faria nada. Isso mesmo. Nada. “Acredito que o ócio criativo é muito produtivo”, diz, relembrando o conceito do sociólogo italiano Domenico De Masi de que é no ócio que conseguimos criar de maneira mais eficiente. É preciso deixar de sentir culpa quando aproveitamos um tantinho do nosso tempo, que seja, para relaxar e apreciar o céu azul, por exemplo.
 
Existe até uma filosofia, aqui no Brasil, criada pelo designer Marcelo Bohrer e cujo nome é autoexplicativo: Clube do Nadismo. O objetivo? Reunir pessoas em encontros públicos para simplesmente parar todas as atividades por 45 minutos. Diminuir o ritmo, desacelerar, desconectar. “Evite ocupar-se mentalmente. Deixe a mente vagar como as nuvens”, propõe o clube. Dê uma olhadinha no link no fim deste texto e saiba mais sobre a proposta do Clube.
 
Isso não é desperdício de tempo. Aliás, quem desperdiça o seu tempo não são os outros. Não é o seu chefe, o seu cliente, o seu fornecedor. Quem jogaria a sua hora extra fora, da mesma forma que joga as outras 24 do dia, seria você mesmo. Com pequenas mudanças diárias, você consegue poupar minutos, horas e até dias do seu tempo:
 
Encontre seu horário
 
Você é do tipo que acorda com a corda toda para trabalhar e conforme o fim da tarde vai chegando, sente suas ‘baterias’ acabarem? Ou você é do tipo que começa a funcionar melhor depois do almoço? Não tem jeito. Cada pessoa tem seu próprio relógio interno. Embora as coisas costumem ser um pouco mais fáceis para as pessoas ‘diurnas’ – ou seja, que funcionam exatamente no horário comercial – é possível adequar seu ritmo biológico ao do trabalho. Para isso, basta programar as tarefas mais difíceis para o período do dia no qual você se sente mais disposto.
 
Cuidado com os ladrões do tempo
 
Facebook, WhatsApp, Skype, e-mails... A lista de coisas que fazem você perder o foco são muitas e a maioria das pessoas perde muito mais do que ‘cinco minutinhos’ pra checar cada um. Pra dar um jeito nisso, você pode configurar seu celular ou tablet para receber notificações a cada uma hora ou simplesmente ativar o modo avião enquanto termina um projeto.  Se o problema é o computador, existem softwares que bloqueiam as redes sociais por um tempo, como o Concentrate.
 
Só mais cinco minutinhos?
Que aquele botão mágico que te deixa dormir mais quinze minutinhos é irresistível, todo mundo sabe. A novidade é que a ‘soneca’ pode fazer seu organismo esquecer todas aquelas horas bem dormidas da noite passada. Sabe aquela tontura quando saímos das cobertas? Uma pesquisa feita por um hospital de Nova York  comprovou que a culpa é da soneca. Ela faz com que voltemos a dormir para acordar bruscamente minutos depois. Com isso um ciclo do sono é interrompido e a sensação é de um choque de cansaço logo no começo do dia.
 
Mantenha suas coisas arrumadas
Deixar sua casa/escritório organizados pode otimizar muito mais tempo do que você imagina. Estudo feito pelo World Report, nos EUA mostra que o americano médio irá gastar um ano de sua vida procurando por coisas em mesas bagunçadas. Muita coisa, né? Pense nisso antes de adiar a faxina do fim de semana.
 
Depois da reflexão deste post, queremos saber: o que VOCÊ faria se tivesse 1 hora a mais no seu dia?
 
Saiba mais:
 
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários