Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Livros e Filmes para ser mais Criativo!

4 de Outubro de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Você já deve saber que ter contato com filmes, livros, música e outras expressões culturais fazem uma diferença danada na hora de criar coisa nova, né? Quanto mais referências você tem, mais combinações surpreendentes vai conseguir fazer. Com essa ideia na cabeça, a gente preparou uma lista campeã de filmes e livros que vão incentivar você a ser mais criativo. Vamos nessa?
 
Livros que incentivam novas ideias
 
Mania de explicação
Adriana Falcão
Vaidade é um espelho em todos os lugares ao mesmo tempo”. “Emoção é um tango ainda não feito”. “Solidão é uma ilha com saudade de barco”. Essas e outras definições estão no livro infantil de Adriana Falcão, sobre uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa.  Mais do que uma leitura para a criançada, é também um convite aos marmanjos de plantão para substituírem explicações burocráticas de dicionários por significados mais inspiradores.

Destrua este diário
Keri Smith
Aqui a leitura é só uma das muitas formas que você vai ter de interagir com um livro. Ilustradora e artista canadense, Keri Smith propõe um diário diferente, que estimula a criatividade e questiona convenções. Nesse percurso você será convidado a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo.

Thinker Toys Manual de Criatividade em Negócios
Michael Michalko
Um manual cuja originalidade está em aplicar as ferramentas de pensamento criativo às ideias de negócios. Os 'brinquedos para pensar' do título são mais de cem técnicas de criatividade, que o autor apresenta em detalhe para ensinar a fazer e depois ilustra com exemplos reais de empresas e produtos.

Roube como um artista
Austin Kleon
Só gênios podem ser criativos? Austin Kleon prova que na verdade basta ser autêntico. Com bom humor, ousadia e simplicidade, o autor coloca você em contato com o seu lado criativo nesta época ágil chamada de era digital. O livro, que ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times, é baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade de Nova York.

Ulysses
James Joyce
Os clássicos também têm vez na nossa lista. Uma das principais obras da literatura mundial, o livro do escritor irlandês James Joyce é a recriação moderna da Odisseia, do poeta grego Homero. A leitura pode ser uma excelente ferramenta para você treinar o olhar para a criatividade. O motivo? A história toda gira em torno de possibilidades e memórias e você já sabe que uma das principais dicas para ser mais criativo é arquitetar alternativas absurdas mentalmente, né?
 
Curtiu as nossas dicas de livros? Pois que tal um cineminha depois de tanta leitura? Dá uma conferida nas nossas sugestões!
 
Filmes que estimulam a criatividade
 
O Náufrago
Robert Zemeckis
 
Neste filme, estrelado por Tom Hanks, um empregado de uma transportadora sobrevive a um acidente de avião, mas acaba sozinho em uma ilha deserta no meio do oceano. Para se manter nesse cenário e conseguir formas de sair da ilha, ele precisa ser inovador, ter controle emocional e utilizar de muita criatividade para, mesmo com poucos recursos, conquistar o seu objetivo.
 
Corra, Lola, Corra
Tom Tykwer
Destaque do cinema pop alemão, o filme nos mostra o desafio da jovem Lola, que tem 20 minutos para ajudar o namorado traficante a recuperar uma maleta com 100 mil marcos. O legal do filme é que ele flerta com a Teoria do Caos, a tese de que uma simples alteração nas condições iniciais de uma situação podem alterar completamente o resultado final. E é assim que pequenas mudanças no percurso de Lola fazem com que ela chegue a três destinos diferentes. Uma inspiração para quem participa de processos criativos. Se você não está conseguindo sair do lugar, talvez tenha que mudar alguma coisinha no meio dessa história.
 
O homem que mudou o jogo
Benett Miller
 
Como vencer um oponente com mais dinheiro e facilidades que você? Com criatividade! No filme estrelado por Brad Pitt e Philip Seymour Hoffman, um gerente geral, Billy Beane, tem o desafio de cuidar de um time de beisebol, mas possui poucos recursos e a concorrência de grandes equipes é brutal. Ao criar uma nova análise estatística dos jogadores, ele consegue surpreender os oponentes e se destacar na liga nacional. Sabe qual é uma das frases do filme? "Quando as coisas não funcionam bem, mude seu jogo", ou seja, inove!
 
Chef
Jon Favreau
 
Carl Casper é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles que volta e meia enfrenta problemas com o dono do local porque gostaria de inovar no cardápio, mas é obrigado a fazer somente os pratos mais pedidos dos clientes. Até que uma crítica negativa sobre o restaurante, justamente por falta de criatividade no cardápio, faz com que ele saia do emprego e passe a se destacar no comando de um Foodtruck. Uma comédia com sabor de perseverança, inovação e criatividade.
 
Big - Quero ser grande
Penny Marshall
Nesse clássico dos anos 1980, um adolescente de 12 anos faz um pedido a um boneco de parque de diversões: queria ser maior. Resultado: no dia seguinte, num passe de mágica, acorda na pele de um adulto e começa a trabalhar em uma marca de brinquedos. O filme retrata alguns processos de criatividade típica das crianças, mas bloqueados pelos adultos. Em vez de se preocupar com planilhas e lucros, o personagem de Tom Hanks brinca com os produtos, experimenta e vivencia, para descobrir o que é realmente divertido.
 
O que você achou da nossa lista? Tem alguma coisa que a gente deixou de fora e você gostaria de sugerir? Vem cocriar essa lista de indicações com a gente aí nos comentários!
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários