Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Dicas para incentivar a criatividade

8 de Setembro de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Aqui no Cocriando a gente está sempre enfrentando desafios de criatividade e inovação, mas é claro que isso não é privilégio só nosso. No dia a dia de trabalho, todo mundo, hora ou outra, vai ter que pensar criativamente. Sabe quando chega na mesa aquele projeto que vai exigir boas ideias e trabalho em equipe? Às vezes é meio difícil tirar um bom coelho da cartola, né?
 
Mas não criemos pânico. Preparamos para você cinco dicas de como tornar o ambiente de trabalho estimulante para o surgimento de novas ideias. Sabia que uma sala bagunçada ou um passeio ao ar livre podem causar efeitos surpreendentes? Vem com gente nessa viagem fora da caixa e aprenda a trazer seus colegas junto com você!
 
Sempre é hora de variar o repertório
Pra inovar é preciso conectar pontos de um jeito surpreendente. Unir polos diferentes de uma forma que ainda não tenha sido pensada. Mas só dá para fazer isso se você tiver repertório. Músicas, filmes, cursos, livros, revistas, tudo isso ajuda a alimentar o nosso repertório, são conhecimentos que permanecem na sua cabeça e podem ser acionados para novas finalidades. Por isso, criar um clube de leitura com os colegas do trabalho, promover palestras sobre assuntos que não necessariamente tem a ver com o escopo da empresa, criar espaços de troca de conteúdos, físico ou digital, ajudam a manter o repertório de todo mundo afiado pra quando rolar um momento de urgência criativa. Até a cultura inútil pode ser útil na hora de criar!
 
A resposta está lá fora
Pra pensar fora da caixa você tem que sair de dentro dela. Se a proposta é pensar algo totalmente diferente do que existe dentro da empresa, é preciso lançar o olhar em outra direção. Trazer alguém de fora para participar do brainstorming já contribui com uma nova perspectiva sobre o problema. Uma atividade em grupo no museu, no parque ou até mesmo dentro de uma outra empresa estimulam a equipe a arejar as ideias e enxergar os desafios de um jeito novo.
 
Pra criar tem que bagunçar
Um estudo da Universidade do Minnesota, dos Estados Unidos, mostrou que um ambiente bagunçado favorece o pensamento criativo e o surgimento de ideias não convencionais. Já uma mesa limpa ajuda na concentração. A gente sabe que nem sempre dá para manter o ambiente descontraído – e que a concentração é fundamental em muitos momentos - mas vale a pena ter pelo menos um espaço onde a bagunça seja liberada e a equipe incentivada a dar asas à imaginação. A criatividade agradece!
 
Keep Calm and relaxe!
Na hora de criar, todo mundo pensa junto e dedica horas de atenção ao projeto. Mas é natural que em algum momento a energia criativa comece a baixar. Promover intervalos com atividades que favorecem o relaxamento ou até mesmo encerrar por aquele dia e reservar tempo para uma boa noite de sono ajudam o cérebro a descansar. Quando o corpo relaxa a consciência sai de cena e o inconsciente, cheio de memórias e referências nossas, entra no comando. Não é a toa que tantas boas ideias surgem enquanto as pessoas estão sentadas no ônibus ou cantarolando no banheiro. Relaxar é importante.
 
Vai uma dose de solidão aí?
Trocar ideias, dividir referências e pensar junto são atividades que dão um super gás na criatividade. Mas depois de reunir caminhos e possibilidades é bacana dedicar um tempinho para sentar sozinho, recapitular o que foi discutido e organizar suas ideias a partir de um novo referencial. Nada impede uma nova troca com o restante da equipe depois desse processo, assim a roda da criatividade se mantém sempre em movimento.
 
Gostou das nossas sugestões? Compartilhe com a gente sua vivência sobre o assunto nos comentários!
 
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários