Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

espalhe seu humor e seja mais criativo!

29 de Agosto de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Abram alas pro humor passar!
 
Qual será o impacto real do humor na criatividade e inovação? Rir é o melhor remédio para a falta de inspiração? Tensão ou diversão na hora de inovar, será que tanto faz? Resolvemos aproveitar as novidades, no relançamento de Humor para falar sobre o assunto pelo olhar da cocriação. Tá preparado?
 
A gente já suspeitava que uma risada antes da reunião é muito bom pra ficar pensando melhor. Quando você se sente mais leve parece que as ideias borbulham com mais força. Isso não é apenas uma impressão, pesquisas por todo o mundo mostram que uma simples gargalhada é capaz de romper barreiras que você nem imagina. Algumas delas estão dentro da sua própria cabeça.
 
Estudos com tomografia computadorizada comprovam que uma boa piada coloca o cérebro inteiro para trabalhar. É necessário que várias partes do órgão atuem em conjunto para que a piada seja entendida. A informação passa por um circuito que percorre diversos caminhos até que a gargalhada surja no nosso rosto. É diferente do que acontece com outras respostas emocionais, que geralmente estão confinadas a áreas específicas do cérebro. Ou seja, começar sorrindo pode ser um ótimo aquecimento para quem precisa conectar ideias diferentes e colocar a cabeça para funcionar.
 
Uma pesquisa realizada pela Northwestern University reforça o que a gente está dizendo aqui. No estudo, um grupo de voluntários teria que resolver um quebra-cabeça por associação de palavras. Uma parte da turma assistiu a um filme de comédia antes de enfrentar o desafio. Outro grupo encarou um filme de terror, enquanto um terceiro time teve que acompanhar uma palestra sobre eletrônica quântica. A essa altura você já adivinhou que o grupo que assistiu ao filme de comédia se saiu muito melhor no teste, né? Neste caso, os pesquisadores defendem que a explicação está na região do nosso cérebro que atua na regulação da nossa atenção e na resolução de problemas. Pessoas em estado de espírito positivo geralmente têm mais atividade nessa região, o que ajuda a preparar o cérebro para encontrar novas soluções, ou seja, turbina a nossa mente para ser mais criativa. Eureka!
 
E imagina só um desafio envolvendo designers de produtos profissionais e comediantes de improviso. Em uma pesquisa do MIT, os dois grupos foram colocados juntos para promover sugestões de novos produtos. Adivinha de onde vieram as melhores ideias? Os comediantes de improviso, ou Stand Up Comedy, criaram 20% mais ideias do que o grupo de designers que trabalha com isso diariamente. Os comediantes também se destacam na criatividade das propostas, com uma pontuação 25% maior do que a do grupo oponente no quesito. De onde será que os profissionais do humor tiram tanta inovação? São os ossos do ofício. Para criar uma boa piada é preciso resgatar um repertório diversificado de referências e situações e combiná-las de um jeito que se mostre surpreendente para a plateia. Um caminho parecido com o estabelecido nos manuais de inovação, né? O estudo do MIT sugere que jogos utilizados na preparação de comediantes de Stand Up podem ser adaptados para estimular a criatividade em equipes de inovação.
 
Já deu pra perceber que bom humor é bom e a gente gosta, né? Na hora de inovar, dê aquela espairecida, relaxe e abra alas para a criatividade passar! ;)
 
Saiba mais:
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários