Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Dicas para manter a atenção em dia

15 de Março de 2017

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Já sentiu aquela dificuldade pra manter a concentração? Em tempos de redes sociais, celular e todo tipo de interrupção nem sempre é fácil encontrar foco pra completar uma tarefa. Mas a gente promete ajudar. Aqui, você confere algumas dicas para deixar a procrastinação de lado, afinal, não é só de criatividade que se faz inovação, né? Atenção e disciplina colaboram para que as boas ideias consigam sair do papel.
 
Se liga nas nossas dicas.
 
1. Divida seu tempo em fatias
 
A neurociência afirma que o nosso cérebro consegue se fixar em um único objeto durante 50 ou 60 minutos no máximo, depois disso pode dar um tchauzinho pra sua atenção. Agora que você sabe disso, pode se programar para tirar o melhor dessa configuração. Uma opção é dividir suas atividades dentro desse período de tempo e após 50 minutos fazer intervalos de cinco a dez minutos. As pausas vão ajudar a descansar o seu cérebro para o início de uma nova jornada de concentração.
 
Mas tem espaço para inovar até no jeito de organizar o tempo.  Na década de 1980, o então estudante Francesco Cirillo desenvolveu a Pomodoro techinique, uma técnica de concentração que divide a realização das atividades em períodos de tempo de 25 minutos, com pausas de apenas cinco minutos. Neste caso, a ideia é de que pausas um pouco mais frequentes podem aumentar a sua agilidade mental. Importante é saber que não existe jeito certo ou errado, você pode ir testando essas e outras técnicas para descobrir qual funciona melhor pra você.
 
2. Xô, procrastinação
 
Nem sempre vai ser super divertido realizar uma atividade e você sabe disso. Ficar esperando o seu nível de motivação aumentar não vai ajudar a tirar as ideias do papel, na real o que vai mesmo te ajudar é COMEÇAR!
 
Por isso, a dica é ter uma agenda ou caderninho para você anotar suas tarefas e definir planos específicos, com data e hora de entrega. Quando você coloca um prazo certo, sua produtividade aumenta, pois você tem uma meta concreta a atingir.
 
3. Fique de olho na alimentação
 
Já tentou fazer alguma coisa com fome? Não funcionou muito bem, né? Trabalhar em jejum pode ser um problema para quem quer mais concentração.  Para manter a atenção, o nosso corpo precisa de muita energia e comer é o caminho para conseguir isso.
 
Procure ter sempre algum lanchinho a mão, não precisa ser nada gorduroso ou pesado, mas que dê força suficiente para o organismo manter o foco. Nada mais chato do que querer se concentrar na sua atividade enquanto o estômago grita por um sanduíche, né?
 
4. Medite!
 
Ao meditar as pessoas se concentram no que acontece no presente. O bom hábito terá repercussões no seu cotidiano. Um estudo realizado com monges tibetanos e máquinas de ressonância magnética mostrou que os praticantes de meditação mantêm mais ativa a área do cérebro responsável pelo raciocínio, pela atenção e pelo controle das emoções. Encare a meditação como um treinamento para o seu cérebro, assim como a academia te ajuda com os músculos.
 
5. Dê um tempo das redes sociais
 
Nem todo mundo tem problemas em dividir a atenção com as redes sociais, mas se você já percebeu que o hábito de entrar toda hora no Facebook ou no Instagram está prejudicando você, dê um tempo. Você não precisa sair deletando seus perfis nem nada, mas que tal desabilitar as notificações de redes sociais do celular? Assim você só acessa as informações quando realmente estiver disposto a isso. Definir horários, no início da manhã ou no fim do dia, para entrar nos sites também pode ajudar a manter o seu foco nas outras horas do dia. 
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários