Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Qual é a sua iniciativa de colaboração e inovação?

25 de Novembro de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Aqui no Cocriando Natura a proposta é inovar utilizando boas doses de colaboração e conhecimento coletivo. E a gente suspeita que uma boa parte da nossa rede carrega essa ideia pro seu cotidiano. Foi daí que surgiu a pergunta: quais serão os projetos que nossos cocriadores andam desenvolvendo por aí?
 
A gente quer descobrir quais iniciativas estão sendo criadas por você, integrante da nossa rede.  Atua em projetos colaborativos ou iniciativas sociais que ajudam a transformar a vida das outras pessoas ou a cara da sua cidade? Participou da criação de alguma tecnologia inovadora ou desenvolveu um negócio criativo? A gente tá a fim de conhecer a sua história. Clica no link e manda ver! 
 
Iniciativas inovadoras e criativas inspiram outras pessoas e geram transformações sociais. Por isso, os projetos mais interessantes enviados por vocês serão divulgados em um próximo post aqui no blog. Enquanto isso, a gente trouxe alguns exemplos de iniciativas inspiradoras que carregam o espírito da inovação e da colaboração. Se liga só.
 
Todo mundo sabe que tem um monte de cursos para quem deseja empreender rolando por aí, mas nem todo mundo tem acesso a essas formações, especialmente quando você mora em uma comunidade carente. Pensando nisso, o escritor e empreendedor Anderson França, morador de uma comunidade na periferia do Rio de Janeiro, criou a Universidade da Correria.
 
A UniCorre é um conjunto de módulos de aprendizado com foco em modelagem, prototipagem e implementação de negócios, especialmente em territórios populares. Basicamente, a pessoa entra lá com uma ideia de negócio e sai com ele formatado pra rodar. Há a preocupação em adequar linguagem e metodologia ao contexto social e às experiências de vida dos participantes. O curso, com duração de três meses, é gratuito e recorre a parceiros e voluntários para definir os locais dos encontros. Neste Natal, empreendedores formados pela UniCorre estão com a UC Store, a primeira loja colaborativa do Rio de Janeiro, que funciona em um shopping da cidade. Muito bacana, né? Dá pra entender melhor na página deles no Facebook.
 
Já o movimento Pimp my Carroça usa a criatividade e a colaboração para melhorar o dia a dia dos catadores e retirá-los da invisibilidade. Em cada edição do evento, voluntários ofertam serviços estruturais e estéticos para as carroças, que são o principal instrumento de trabalho na hora de coletar resíduos sólidos pela cidade. Um aspecto muito legal do projeto é o uso da arte, com a presença de grafiteiros renomados que dão um up nas carroças. No paralelo, rola um vasto atendimento social dos catadores, com diferentes serviços (médicos, massagistas, cabeleireiros e psicólogos). O objetivo é melhorar a vida desses agentes, que prestam um serviço coletivo muito importante pro dia a dia das grandes cidades. Entenda melhor como a coisa toda funciona.
 
Enquanto alguns projetos olham para as pessoas, outros olham para as cidades. Afinal, uma cidade mais bonita e acolhedora também torna a nossa vida melhor. O Green SP é um coletivo de São Paulo que acredita que é possível ativar os espaços públicos por meio do verde, da educação ambiental e de intervenções pontuais. Por meio de parcerias com o poder público, empresas e moradores das regiões onde atuam, eles realizam mutirões para plantar diferentes espécies, revitalizando áreas verdes, planejam e desenham mobiliários urbanos e também promovem oficinas de hortas domésticas.
 
Gostou dessas iniciativas? A gente quer conhecer a sua! Conta aí no link.
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários